Moradores querem transformar Cine Guaraci em Centro Cultural
Rio de janeiro

Moradores querem transformar Cine Guaraci em Centro Cultural

Moradores querem transformar Cine Guaraci em Centro Cultural

Criado por moradores de Rocha Miranda e bairros próximos, o Movimento Cine Guaraci – liderado por Alexandre Veiga e Tainá Andrade- iniciou, na manhã desse sábado (dia 17 de julho), uma série de atos públicos (com cuidados, por causa da pandemia, para evitar aglomeração) para reivindicar que o espaço seja transformado em Centro Cultural.

“Queremos que o bairro de Rocha Miranda e arredores tenham emprego, mas também cultura, lazer e arte. O Centro Cultural foi prometido em 2012 (na última gestão de Eduardo Paes). Mas, o projeto, em parceria com a Rio Filme, foi engavetado. Nunca saiu do papel. Em 2017, um vereador do PROS, Jair Gomes, pediu o destombamento do cinema histórico, para fins comerciais. A Câmara Municipal aprovou. E, determinou o destombamento parcial do cinema. Esse mês, o vereador decidiu transformar o espaço em uma loja de departamento. Isso é um absurdo. Assumimos, então, a luta pela interrupção das obras. Vamos coletar assinaturas e apresentar o manifesto ao Executivo e ao Legislativo “- disse Alexandre Veiga.
A família Rocha Miranda (que dá o nome ao bairro) promoveu o loteamento do local nos anos 30.

O bairro foi projetado pelo arquiteto Alcides Rocha Miranda e o Cine Guaraci foi inaugurado no segundo governo de Getúlio Vargas, em 1953. Funcionou até 1989, mas foi totalmente abandonado há mais de 30 anos.