Na Praia completa 5 anos com recorde de público e mais de 28 mil empregos gerados no DF
Eventos

Na Praia completa 5 anos com recorde de público e mais de 28 mil empregos gerados no DF

Festival recebeu 310 mil pessoas em sua edição comemorativa. Arrecadação de alimentos, sustentabilidade e ações sociais marcaram a temporada

A edição comemorativa do Na Praia encerra sua 5ª temporada com milhares de motivos para celebrar e brindando o Ano Novo. Intitulado de Memórias e Sensações, o evento bateu recorde de público: foram 310 mil pessoas, entre elas 16 mil de outros estados do país. Os praieiros prestigiaram 86 atrações nacionais, 48 apresentações locais e um convidado internacional, além de viverem uma imersão na cultura do México, com arte, gastronomia e entretenimento para toda a família.

O projeto Na Praia se consolida ano após ano como polo de geração de empregos e movimentação de renda na capital federal. No total, foram 28.600 postos de trabalho diretos e indiretos, 5 mil a mais do que em 2018. Uma dessas oportunidades foi oferecida ao auxiliar de coleta seletiva, Antonio Nazion Júnior, o jovem de 22 anos trabalhou temporariamente Na Praia. “Eu estava desempregado, essa chance veio em ótima hora. Vou juntar dinheiro para pagar um curso supletivo”, afirma.

“É incrível sabermos que além de movimentar a cena cultural com entretenimento de qualidade no DF, também contribuímos como propulsores dessa grande cadeia produtiva, gerando empregos e oportunidades melhores de vida para as pessoas”, declarou o idealizador do Na Praia e um dos sócios da R2 Produções, Rick Emediato.

A solidariedade é um dos compromissos do Na Praia e de seus frequentadores. A arrecadação de alimentos bateu mais um recorde e atingiu a marca de 158 toneladas. As doações são suficientes para preparar 790 mil refeições que serão doadas para o Mês Brasil e que, por sua vez, serão distribuídos entre instituições de caridade do DF. O Na Praia Social, projeto que leva estudantes de escolas públicas para o complexo de entretenimento, beneficiou 1.600 alunos neste ano, somando 11 mil crianças contempladas nos cinco anos de festival.

O diretor de Sustentabilidade do Na Praia, Francisco Nilson Moreira, afirma que o objetivo de 2020 é bater novos recordes: “Essa rede de solidariedade e cuidado com o meio ambiente não pode parar. O Na Praia deixou de ser uma festa e se concretiza como um festival com responsabilidade social. Vamos trabalhar para alcançar números maiores e beneficiar mais pessoas com as ações”.

Lixo Zero

Reconhecido internacionalmente como o maio evento Lixo Zero do mundo, o Na Praia mantém suas práticas de reduzir, reutilizar, reciclar ou compostar 98% do resíduo gerado na montagem, durante o evento e na desmontagem. A área onde foi montada toda a estrutura será entregue totalmente limpa, no mês de outubro. A areia usada no cenário será doada para parques públicos da cidade. Para outubro, está prevista a plantação de mudas de árvores nativas do Cerrado em uma área de 100 mil m2 do Reservatório do Rio Descoberto (DF).

Acessibilidade

Outra prioridade do Na Praia, que apresenta soluções mais inclusivas ano a ano, é a acessibilidade. Nesta edição 1.375 pessoas com deficiência passaram pelo complexo, onde foi criado local exclusivo para PCD com vista única, elevador privativo e atendimento personalizado. Na agenda do festival ainda foram incluídas atividades esportivas voltadas a esse público, além de todo o projeto arquitetônico, com rampas de acesso e detalhes que completam a experiência do usuário.

Atrações

Do sertanejo ao rock, passando pelo funk, MPB, pagode e forró, ninguém fica de fora quando o assunto é estilo musical do Na Praia. O evento envolve os mais variados públicos. Em 2019, 135 artistas subiram aos palcos, entre eles Marília Mendonça, Alceu Valença, Anitta, Alok, Zeca Pagodinho, Capital Inicial e Raça Negra.

Todos que passaram pelo Na Praia deixaram um gostinho de quero mais, alguns eternizaram o momento com a gravação de álbuns exclusivos, como Felipe Araújo e Jonas Esticado. A estrutura do festival e a fotografia exuberante instiga os artistas a fortalecerem a tendência de gravarem seus DVDs no local.

Infantil

O complexo de entretenimento voltado para a família inovou também no espaço infantil, que virou ponto de visitação e registro fotográfico Na Praia. A Vila do Chaves© reproduziu a tradicional vila onde Chaves, Quico, Seu Madruga e toda a turma divertiram gerações de espectadores. Milhares de crianças se divertiram nos finais de semana com um brinquedo gigante, obstáculos, piscina de bolinhas, além de terem participado de oficinas esportivas e educativas.

O que vem por aí

Para a temporada Na Praia 2020, a organização do festival escolheu o tema Hawaii, que foi anunciado na última noite da edição comemorativa, já em clima de Ano Novo. Adios Mexico, Aloha Hawaii!