Bsb Flash

No Dia da Bandeira, Turismo Cívico do DF é reconhecido com a Medalha Ônix – Mérito Policial

No Dia da Bandeira, Turismo Cívico do DF é reconhecido com a Medalha Ônix – Mérito Policial

A honra é um reconhecimento pelo trabalho da Setur-DF pela ressignificação do Turismo Cívico na capital federal

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, foi homenageada com a Medalha Ônix – Mérito Policial, concedida pela International Police Association Brasil Section (IPA Brasil), entidade, sem fins lucrativos, representativa da Polícia Brasileira e braço nacional da International Police Association (IPA), que traz em seu bojo 70 países a ela afiliados e reconhecida internacionalmente por possuir cadeira consultiva na ONU, Unesco e Europol.

A honra, entregue nesta quinta-feira (19/11), durante evento promovido pela IPA Brasil em comemoração ao Dia da Bandeira (19/11) e ao Dia do Policial Federal (16/11), é um reconhecimento pelo trabalho da Setur-DF pela ressignificação do Turismo Cívico na capital federal. “É um reconhecimento de enorme valor. Representa o resultado do trabalho do nosso Governador, Ibaneis Rocha, e da Setur-DF, em parceria com o Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a Casa Militar do Distrito Federal pela ressignificação do Turismo Cívico na capital. A cerimônia da Troca da Bandeira é uma festividade nacional, celebrada com orgulho em muitos países, mas que não tinha o mesmo simbolismo em Brasília. E uma das nossas ações, desde o primeiro momento da nossa gestão, foi justamente resgatar esse sentimento de identidade e pertencimento tão importante para a cultura brasileira e nosso Brasil. É o novo olhar do turismo”, afirmou a secretária.

O Presidente da IPA no Brasil, Dr. Joel Zarpellon Mazo, elogiou a iniciativa. “A Bandeira do Brasil é a maior representação do nosso país e esse evento destaca essa importância. A secretária Vanessa é uma grande parceira desse movimento e a visão dela foi fantástica, impulsionando a rota cívica no contexto do turismo brasiliense”, completou.

Desde 2019, a manhã cívica da solenidade de Troca da Bandeira Nacional entrou no calendário da população brasiliense. O evento oferece aos visitantes a experiência do patriotismo e da diversidade cultural do Brasil em plena Praça dos Três Poderes. A celebração, antes restrita apenas a 50 minutos de duração, passou a oferecer uma extensa programação, com atividades gratuitas de lazer, bem-estar, shows culturais e apresentações das forças militares, com divulgação de programas culturais, educativos e sociais. “Ver Brasília recebendo famílias, jovens, estudantes, idosos e tantos outros visitantes, é um marco para a nossa capital federal, sede dos três poderes. A iniciativa da Setur-DF é fantástica e tem o nosso apoio do Corpo de Bombeiros, inclusive para a segurança dos turistas”, disse o coronel William Bomfim, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A iniciativa da Setur-DF aumentou o engajamento do público, que saltou de uma média de 200 pessoas para cerca de 2,5 mil participantes. 30 mil pessoas assistiram a cerimônica da Troca da Bandeira em 2019, com o recorde de 6 mil participantes apenas em outubro, levando a inclusão do Turismo Cívico e da solenidade também no portifólio de pacotes turísticos de agências de viagens. “Temos tratado o turismo por segmentos, por temas, e nos chama atenção o turismo cívico. A secretária Vanessa é uma entusiasta desse movimento e está promovendo um trabalho belíssimo na cidade. Tanto que temos tomado como modelo e exemplo para levarmos esse projeto para todo o Brasil”, afirmou o diretor de marketing da Embratur, Silvio Nascimento.

O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do Governo no Congresso Nacional, também reforçou a potência do turismo cívico para Brasília e registrou o aumento do número de visitantes na Casa. Em 2015, o Programa de Visitação do Congresso registrou 142,6 mil visitantes, entre os que fizeram a visita por agendamento ou por comparecimento espontâneo. Em 2016, foram 118,7 mil visitantes; e em 2019, 156,6 mil visitantes. “Brasília se destaca entre as capitais do mundo com o turismo cívico em evolução. O Congresso Nacional é o prédio público com maior número de visitantes no Brasil. Portanto, a parceria da Secretaria do Turismo do DF para o turismo Cívico está só começando. A rota é um potencial em termos de movimentação da economia, de curiosidade e de registros por brasileiros e pessoas do mundo inteiro”, disse o senador.

Em Brasília, o sucesso da ação promovida pela Setur-DF também movimenta outros setores, já que o visitante aproveita a oportunidade em família para visitar outros espaços da cidade. “O turismo cívico é o início da jornada turística. Ponto de partida para uma série de outras atrações oferecidas pela nossa capital e iniciativas da Setur-DF, como visitação ao Centro de Atendimento ao Turista da Casa de Chá, obra de Oscar Niemeyer, localizada na Praça dos Três Poderes. Impacta ainda outros segmentos, como a gastronomia, a arquitetura e o setor hoteleiro, movimentando assim a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego, renda e arrecadação”, destaca Vanessa.

Serviço

A cerimônia da Troca da Bandeira é realizada na Praça dos Três Poderes, sempre no primeiro domingo de cada mês. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas as edições de janeiro, fevereiro e março foram realizadas. No dia 6 de setembro de 2020, abrindo a Semana da Pátria, véspera da Independência do Brasil (7/9), o evento foi transmitido on-line pela primeira vez com o projeto “Setembro Cívico – Juscelino para Sempre”, que visa promover Brasília como destino cívico. O evento contou com apresentações virtuais da Banda da Marinha e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Saturnino Braga critica valor de auxílio emergencial

Saturnino Braga critica valor de auxílio emergencial

Para o ex-senador Saturnino Braga é importante que o Senado Federal faça uma revisão no teto do auxílio emergencial concedido pelo governo federal, por causa

Consumo de snacks saudáveis cresce 50% durante pandemia

Consumo de snacks saudáveis cresce 50% durante pandemia

Aumento de peso e problemas de saúde provocaram mudança de hábitos alimentares Que a alimentação mais saudável é benéfica para o corpo, saúde e mente

Peccato Empório Bistrô aposta no delivery para levar conforto e boa gastronomia aos clientes em meio a pandemia

Apostando em produtos artesanais de alta qualidade, o restaurante vem ganhando a simpatia dos brasilienses; com menos de um ano de funcionamento, a casa se

Dentro e fora da sala de aula, todos devem combater o racismo

Dentro e fora da sala de aula, todos devem combater o racismo

A luta antirracista precisa ser travada de forma consciente por toda a comunidade escolar O racismo pode se manifestar em diferentes vias e, em todas

%d blogueiros gostam disto: