No Dia Mundial da Saúde saiba como se prevenir das Doenças Cardiovasculares
Saúde

No Dia Mundial da Saúde saiba como se prevenir das Doenças Cardiovasculares

Celebrado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Em 2021, a Organização Mundial da Saúde – OMS defende uma campanha que aposta, justamente, nesses pilares: construir um mundo mais justo e saudável.

Uma das principais causas de morte no Brasil são as doenças cardiovasculares, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS) indica que, em média, 30 pessoas morrem por hora e cerca de 820 por dia, de doenças cardiovasculares que compreende infarto, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e outras enfermidades.

Apesar dos números serem alarmantes, a boa notícia é que é possível prevenir essas doenças. Para o cardiologista hemodinamicista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Thomas Osterne, as chances de pessoas de qualquer idade e sexo se tornarem vítimas de uma dessas patologias são grandes, ainda mais quando não se tem hábitos e rotinas saudáveis.

“Por vezes, as orientações são vistas como clichês, mas o cuidado com a alimentação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças cardiovasculares. Por meio dela (alimentação) o peso corporal permanece controlado, as taxas de colesterol, glicemia e sódio se mantêm adequadas e também a pressão arterial estabilizada. Essa combinação aliada a prática de atividades físicas, ainda que seja uma leve caminhada, tem resultados extremamente positivos no controle dessas patologias”, destaca o médico.

Ainda segundo Osterne, evitar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, assim como procurar maneiras de reduzir o estresse do dia a dia e manter um acompanhamento médico frequente são ações que também colaboram para estar com a saúde em dia.

“A visita a um profissional especializado é necessária para acompanhamento da saúde. Caso o paciente não tenha nenhum histórico familiar ou outras enfermidades, a partir dos trinta anos é recomendado a visita anual ao cardiologista. Não precisa deixar para procurar o médico apenas quando sentir algum desconforto. O ideal é se prevenir”, pontua Thomas.

Mas você sabe o que são as doenças cardiovasculares?

São várias as patologias que fazem parte do grupo de doenças cardiovasculares. A princípio, elas podem ser divididas de duas formas: as que apresentam sintomas sendo, geralmente, dor no peito, alterações no ritmo cardíaco, dificuldade em respirar, desmaio ou inchaço nas pernas. E as  assintomáticas: que progridem sem que a pessoa perceba qualquer alteração no funcionamento do corpo.

Segundo o cardiologista Thomas Osterne, para as primeiras, os sintomas chamam a atenção para a necessidade, muitas vezes urgente, de atendimento médico. Já as segundas somente são detectadas em exames clínicos, também por isso a importância de fazer check-ups de forma regular.

Entre as diversas doenças cardiovasculares, as que se configuram como principais são infarto agudo do miocárdio (IAM); acidente vascular cerebral (AVC); doenças nas válvulas cardíacas; doenças cardíacas congênitas; cardiopatia hipertensiva; cardiopatia congênita; tumores no coração; aneurisma da aorta; arritmias cardíacas; trombose venosa; angina de peito; miocardiopatia e hipertensão. Mas há ainda outras doenças que fazem parte do grupo.

O especialista ressalta que, apesar de algumas sofrerem influência genética, a maioria das doenças cardiovasculares pode ser evitada, inclusive as de histórico familiar.

“A prevenção de doenças cardiovasculares é composta por atitudes simples e facilmente incorporadas no dia a dia, contudo, infelizmente muitas pessoas ainda se abstêm desses cuidados”, lamenta.