Nota de solidariedade ao Padre Omar

– “Manifesto total apoio e solidariedade ao Padre Omar, que no dia 11 setembro, foi impedido, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade de ter acesso ao Santuário Cristo Redentor.

Na ocasião, o sacerdote da Igreja Católica estava indo realizar uma cerimônia do sacramento do batismo que estava previamente agendada. Saliento que por anos a Igreja Católica no Brasil e a Arquidiocese do Rio tem o espaço do Cristo Redentor com uma das maiores referências para as duas manifestações de fé e para eventos de cunho inter-religioso.

Enquanto sacerdote que sou, endosso a importância das liberdades de cultos e manifestações de fé. Por isso, exijo das autoridades competentes o máximo de apuração sobre o caso na salvaguarda dos direitos religiosos”.

Por Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos – Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR)

Entenda o caso – Padre Omar foi barrado no acesso do Cristo Redentor quando chegava para celebrar o batizado na capela, que fica sob os pés da estátua. O sacerdote, crianças e familiares foram impedidos por seguranças na guarita de acesso ao Cristo, no sábado. Ressaltando que o Padre Omar Raposos é reitor do Santuário Cristo Redentor, que administra a capela e a estátua no Corcovado. O rito religioso foi tolhido por seguranças do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que faz a gestão do Parque Nacional da Tijuca, onde está o ponto turístico. O Padre tentava subir pela Estrada das Paineiras para celebrar um batizado aos pés do Cristo.

A equipe jurídica da Arquidiocese registrou, no início da tarde desta segunda, um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Vinkmag ad

Isabel Almeida

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.

Read Previous

PDT e outros partidos de oposição irão para as ruas dia 2 de outubro

Leia a seguir

Turismo e gastronomia: Projeto Sabor e Sustentabilidade é sucesso em Brasília

outubro 27, 2021