Nutricionista dá dicas para dieta saudável na busca por melhor qualidade de vida e estética

“É possível comer de tudo, com moderação”, afirma o nutricionista

Começar uma dieta na maioria das vezes é um desafio, principalmente para quem está há muito tempo adaptado a uma alimentação desregrada, gosta de ingerir bebida alcoólica e não tem disposição para exercícios físicos. Porém, não tem jeito, de alguma forma a conta chega e a maioria das pessoas que mantêm essa rotina acabam sentindo a necessidade de mudar em algum momento, seja por estética, ou na busca por uma vida mais saudável. O nutricionista Alexsandro Carvalho, do Centro Médico São Miguel, afirma que com força de vontade é possível alcançar esses objetivos sem sofrimento. Ele dá algumas dicas importantes, afirmando que é possível comer de tudo, “desde que haja moderação”.

O especialista lembra ainda que não é só a estética que melhora com uma boa alimentação, mas a qualidade de vida de muitas pessoas tem a ver com o que comem. “Falta de disposição, por exemplo, pode estar relacionada a uma alimentação ruim. Pode ocasionar em uma redução no metabolismo, a baixa ingestão de vitaminas e sais minerais, que por consequência atrapalha na produção de alguns hormônios importantes para o bem-estar”, relata.

Para quem decidiu mudar os hábitos alimentares, o primeiro passo é consultar um especialista em nutrição, pois ele vai fazer uma avaliação detalhada sobre a saúde, rotina de atividade física e alimentação do paciente. Há também o exame de bioimpedância elétrica, destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente, e com base nessas informações, o nutricionista poderá programar uma dieta específica e indicar atividades físicas que devem ser praticadas pelo paciente.

“É muito importante que se mantenha uma dieta equilibrada em termos de micronutrientes, que são os minerais e as vitaminas, e macronutrientes, que ajudam a fornecer energia e o organismo precisa deles em grande quantidade, como água, carboidratos, gorduras e proteínas, além de sais minerais e a hidratação corporal. A prática de uma atividade física, seja ela qual for, faz muita diferença, sem esquecer que um bom descanso também é importante”, afirma Alexsandro.

Segundo o especialista, a maior dificuldade que as pessoas enfrentam está na organização e constância. “É importante que se mantenha os horários certos para se alimentar e que haja uma atenção na quantidade de porções ingeridas”, explica. Outra vilã de uma boa dieta é a bebida alcoólica. Para Alexsando o ideal seria eliminá-la por completo. “Porém, muitos não querem abrir mão do álcool, então auxilio que haja uma redução na quantidade e frequência, mas isso é de forma individual, ou seja, para cada paciente uma conversa diferente”, relata.

E para as mulheres que acham que têm maior dificuldade em perder gordura em relação aos homens, acertaram. O nutricionista explica que devido a fatores genéticos, fisiológicos e hormonais, há essa diferença e isso faz com que muitas mulheres desistam de manter a dieta, pela demora em alcançar resultados ou por comparação, por exemplo. “Mas por incrível que pareça, atualmente, a cada 100 mulheres atendidas por mim 90 estão se dedicando mais, tendo mais disciplina, pois entenderam que os resultados vêm com persistência e disciplina”.

Você sabia?
Há diferença entre dieta, reeducação alimentar e plano alimentar, por isso é importante que o paciente indique seu objetivo na hora da consulta.

Segundo Alexsandro, quem faz dieta deseja perder ou ganhar peso de forma mais rápida, ou seja, é uma forma temporária de mudança de alimentação. Já a reeducação alimentar é uma grande mudança de hábitos que leva a uma vida saudável e o plano alimentar é uma estratégia utilizada para que o paciente alcance determinado objetivo.

Serviço:
Centro Médico São Miguel
Endereço: SHLS 716, Bloco A, Ed. Pio X, Sala 402 – Asa Sul
Horário de funcionamento: 9h às 18
Telefone: (61) 3964-9169
Instagram: @cmosaomiguel
Site: cmosaomiguel.com.br

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Vivendo a superdotação

Leia a seguir

Depois do Silêncio

setembro 25, 2021