O aniversário de Vila Isabel.
Colunismo Social Notícias Rio de janeiro

O aniversário de Vila Isabel.

Por Mauro Magalhães –  Ex-deputado e empresário .
   Fundado oficialmente em 3 de janeiro de 1872, o bairro de Vila Isabel completa  esse ano,  151 anos.
  Inspirado no urbanismo parisiense,  Vila Isabel recebeu o nome em homenagem à Princesa Isabel.  E, sua principal via,  Rua 28 de setembro,  lembra a data em que a Lei do Ventre Livre foi sancionada.
  Vila Isabel surgiu,  praticamente,  graças ao espírito empreendedor de João Batista Viana Drummond,   Barão de Drummond .
 Antes de receber o título de barão,  Drummond era um empresário progressista. Que adquiriu terras da Imperial Quinta do Macaco , de propriedade da Imperatriz Dona Amélia,  após a promulgação da Lei do Ventre Livre,  em 1871.
Abolicionista,  o Barão de Drummond deu às ruas e praças de Vila Isabel nomes e datas alusivas à causa.
 Planejado pela Companhia Arquitetônica de Vila Isabel,  criada em 1873, pelo Barão de Drummond,  o bairro teve projeto programado pelo arquiteto Francisco Joaquim da Silva,  discípulo de Gramdjean de Montigny.
O bairro teve nove prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e o primeiro Jardim Zoológico do Brasil. Aliás,  ali,  o Barão de Drummond criou o Jogo do Bicho ( assunto para outro artigo).
No início século XX,  Noel Rosa transformou o bairro em ponto de encontro de artistas.
Eu fui morar em Vila Isabel, em 1950. Tornei-me diretor do Vila Isabel.
A primeira Miss Brasil de Vila Isabel,  Vera Ribeiro,  concorreu, por minha indicação.
Representante de Vila Isabel,  Vera Ribeiro venceu o concurso de Miss Distrito Federal ( em 1959, o Rio de Janeiro era o Distrito Federal). E, depois,  ganhou o título de Miss Brasil.
 Quando eu era deputado estadual pela UDN e líder do governo de Carlos Lacerda,  em 1965, dei apoio ao projeto de criação das calçadas musicais de Vila Isabel.
Berço dos famosos compositores Noel Rosa,  Orestes Barbosa,  João de Barro,  Almirante e muitos outros,  no início do século Vila Isabel significava para o Rio de Janeiro o que Copacabana e Ipanema representaram,  respectivamente,  nos anos 50 e 60.
Em 1965, o arquiteto Orlando Magdalena teve a ideia de decorar as calçadas do Boulevard 28 de setembro,  com pedras portuguesas desenhando partituras de músicas de grandes compositores da Música Popular Brasileira.
Com meu apoio,  o músico Almirante escolheu as músicas que deveriam compor as calçadas. E, foi assim,  que surgiram as calçadas musicais de Vila Isabel.