O Dia das Mães e o Fluminense
Notícias Rio de janeiro

O Dia das Mães e o Fluminense

Por Mauro Magalhães  – Ex-deputado e empresário .

  No próximo final de semana, as mães brasileiras serão homenageadas por seus filhos,  em todo o país.
  Criado em uma família enorme,  com muitos irmãos,  eu aprendi, com meu próprio pai,  Alcides Alves de Magalhães,  a valorizar minha mãe,  Dorvina Silva de Magalhães,  que veio morar,  conosco, no Rio de Janeiro, ainda no primeiro governo de Getúlio Vargas.
  Casado há mais de 60 anos,  com minha mulher,  Thetis Magalhães, tenho comemorado, sempre , com ela, meus 5 filhos,  noras,  netos, netas e bisneto, a data que lembra da importância das mães , essas guerreiras que trabalham em casa e em suas profissões.
  O Dia das Mães é celebrado em mais de 40 países,  em todo o mundo.
  Foi criado,  mundialmente,  nos Estados Unidos da América, em 1914, com reconhecimento oficial da data,  pelo governo americano.
 A iniciativa foi de Anna Jarvis, metodista,  filha da famosa ativista americana ,Ann Maria Reeves Jarvis.
  Ann Maria, mãe de Anna Jarvis,  fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs,  numa tentativa de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadoras e trabalhadores.
  Em 1865, Ann Jarvis inventou o Dia de Amizade para as Mães,  para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão.
  Em 1870, com reivindicação para que a Guerra de Secessão terminasse,  a escritora Julia Hard Howe  ( autora do Hino de Batalha da República) publicou o manifesto  Proclamação do Dia das Mães,  em que pedia a paz e o desarmamento.
   Após a morte da ativista Ann Maria , a filha dela,  Ann Jarvis,  criou, em 1907, um memorial em homenagem à sua mãe. E iniciou campanha para que a data fosse feriado reconhecido.
   No Brasil,  o Dia das Mães foi festejado,  não oficialmente,  pela primeira vez,  em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, por iniciativa da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul.
  Em 1932, o então presidente,  Getúlio Vargas,  a pedido das feministas da Federação pelo Progresso Feminino,  oficializou a data,  como,  sempre,  no segundo domingo de maio.
  Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara,  na época,  Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro,  determinou que a data fizesse parte,  também , do calendário da Igreja Católica .
  Na véspera deste domingo de Dia das Mães, sábado,  dia 16 de maio,  haverá jogo importante para todos os torcedores de meu time,  Fluminense, que vai jogar com o Cuiabá.
  Desejo Feliz Dia das Mães,  particularmente,  às mulheres  que torcem para o Fluminense e a todas as mães do Brasil e de todo o planeta.