O Fla-Flu da Páscoa
Notícias Rio de janeiro

O Fla-Flu da Páscoa

Por Mauro Magalhães  – Ex-deputado e empresário.
Os torcedores do Fluminense receberam de presente, nesse domingo de Páscoa, a conquista do Campeonato Carioca,  pelo time das Laranjeiras.
Embora o Flamengo continue,  ainda,  o responsável pela maioria das vitórias,  na história do Fla-Flu , desde que as competições surgiram,  a partir de 7 de julho de 1912, a partida do domingo de Páscoa foi considerada,  por alguns especialistas,  como uma das melhores,  dos últimos tempos.
O Fluminense venceu o Flamengo por 4 a 1. Os gols da vitória foram de autoria dos jogadores Marcelo,  Cano (fez dois gols), Alexsander.
O gol do Flamengo foi de Ayrton Lucas.
Os torcedores tricolores vibraram,  pois o Fluminense jogou com paixão.
Eu,  que,  com 88 anos,  torço pelo Fluminense desde que saí de Minas,  com meus pais,  e fui morar em Niterói,  Petrópolis e,  depois,  no Rio de Janeiro,  fico emocionado quando se joga com paixão.
Até agora,  desde o início da história do Fla-Flu , o Flamengo obteve 161 vitórias, com 639 gols. O Fluminense conquistou 142 vitórias,  com 586 gols.
O Fla-Flu foi imortalizado pelo famoso jornalista Mário Filho e por seu irmão,  meu inesquecível amigo,  Nelson Rodrigues.
Tricolor doente,  Nelson Rodrigues criou diversas expressões históricas sobre o Fla-Flu.
O Fla-Flu é um espetáculo imortalizado,  por mais de um século,  e consagrado mundialmente.
Personalidades internacionais que visitaram o Rio de Janeiro,  desde o século passado,  puderam assistir o Fla-Flu, no Maracanã.
O clássico é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.
Até agora,  centenas de milhares de espectadores assistiram a essas partidas.
Através do Fla-Flu , surgiram as grandes torcidas organizadas.
Os grandes jogadores do futebol brasileiro e do esporte mundial surgiram nos célebres jogos do Fla-Flu, disputados no Rio de Janeiro.
Entre os jogadores históricos das memoráveis partidas Fla-Flu,  destaco,  entre muitos outros,  Paulo César Caju,  Rivelino,  Castilho,  Waldo e Fred.  E, pelo Flamengo,  Zico,  Leandro, Adílio,  Júnior.
O querido Nelson Rodrigues, com quem compartilhei de grandes alegrias,  nas vitórias do Fluminense , e de algumas tristezas,  nas derrotas de nosso time tricolor , escreveu  excelente livro sobre o Fla-Flu, em parceria com o seu irmão, o histórico Mário Filho . Com o título ” Fla-Flu…e as multidões despertaram”, lançado em 1987, pela editora Europa e organizado por Oscar Filho e Renato Ferreira.
Outros ótimos livros também foram publicados sobre o assunto.
Campeão do Campeonato Carioca, o Fluminense não vai descansar este ano.
Na  quarta-feira, meu time do coração  estreou no Copa Brasil ( terceira fase), em jogo com o Paysandu do Pará, no Maracanã.
De 15 de abril a 11 de junho,  o Fluminense terá que disputar mais 10 jogos,  pelo Campeonato Brasileiro.
Para que aconteçam outras vitórias,  será necessário ter muita disciplina,  leveza e,  principalmente,  paixão.
E, que venham outros jogos do inesquecíveis. Como o Fla-Flu do domingo de Páscoa.