O herói e o vilão da Páscoa
Saúde

O herói e o vilão da Páscoa

Impossível não se esbarrar e se jogar nessa data, mas é preciso não descuidar dos dentinhos. Nessas comemorações, deliciosas, por sinal, é de suma importância dar atenção ao chocolate, que pode ser amargo, onde tem mais cacau, tornando-o mais rico em antioxidantes, com maior teor de nutrientes e menor de gordura e açúcar. Tais benefícios não se encontram no chocolate ao leite. E é aí que se tornar uma dor de dente…..

Maria Fernanda Braga – Cirurgiã Dentista – Especializada em Odontopediatria pela UFRJ, autora do livro “As Aventuras de Dentix“. Dá preciosas dicas para curtir a páscoa e não descuidar da prevenção. 

“A grande dica é se educar a fazer isso como rotina, chocolate com garrafinha de água do lado. Além disso, optar por marcas que foquem nos ingredientes sempre é a melhor opção. Quanto mais caca, melhor, e é bem cedo que acostumamos o nosso paladar”, atesta Fernanda.

Ou seja, o que faz a diferença entre o chocolate, nosso herói e vilão é a quantidade e a qualidade. Após comer o chocolate sempre é importante beber água.

“Para a saúde do sorriso é mais interessante comer o necessário e após isso guardar ao invés de ficar ‘beliscando’, ao longo do dia inteiro”, completa Fernanda.

Em tempo: Ainda hoje muitos pais passam a se preocupar com os dentes a partir do momento que eles começam a troca. Porém o que eles desconhecem é o tempo perdido em relação à prevenção. Essa prevenção que deve começar com as consultas de pré-natal odontológico e passar a fazer parte da rotina das crianças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a cárie é considerada a doença não contagiosa, mais comum em todo o mundo e cerca de 60% à 90% das crianças em idade escolar sofrem de cáries dentárias, um problema que atinge quase 100% dos adultos.