Passe Livre Estudantil: Mais de 227 Mil Estudantes do Df Possuem Cartão Ativo
Geral

Passe Livre Estudantil: Mais de 227 Mil Estudantes do Df Possuem Cartão Ativo

Passe Livre Estudantil

Mais de 227 mil alunos do Distrito Federal já estão com cartão do Passe Livre Estudantil ativo no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). A média diária de acessos ao transporte público pelos estudantes com o cartão do Passe Livre é de 180 mil, e tem crescido semanalmente, proporcionalmente ao retorno das atividades presenciais com o “novo normal” pós-pandemia.

Segundo dados do BRB Mobilidade, mais de 10 mil novos cartões do Passe Livre estão sendo emitidos por mês. A média de atendimentos diários nos postos físicos – especializados no atendimento ao estudante – é de 2 mil pessoas. O maior volume de atendimento tem sido pelos canais digitais, facilitando, assim, a vida do aluno e de seus familiares.

Desde que assumiu a gestão do sistema, no final de 2019, o BRB implementou uma série de melhorias de processos, atendimento e tecnologia para oferecer um serviço de qualidade aos beneficiários no DF. O BRB digitalizou o sistema; criou aplicativo; lançou central telefônica 24 horas nos 7 dias da semana; remodelou o atendimento para dar celeridade ao usuário; reformou os postos físicos para conforto e segurança dos beneficiários, entre outras ações.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre como acessar o benefício, é preciso seguir algumas orientações. A primeira delas é a de manter o cadastro atualizado. O estudante deve acessar o site www.mobilidade brb.com.br/passelivre e preencher as informações requisitadas. Se houver alguma alteração, como mudança de escola, por exemplo, é necessário que a mesma seja informada.

Importante ressaltar que é obrigatório estar matriculado em uma instituição de ensino que, por sua vez, deve informar ao BRB o calendário acadêmico e a lista de frequência.

O BRB Mobilidade oferece ainda outros canais de atendimento além do site www.mobilidade brb.com.br.

O Banco disponibiliza nove postos de atendimento especializado aos estudantes (confira a lista no final do texto) e central telefônica (61) 3120-9500 para orientação dos beneficiários. Há ainda opção de atendimento por meio de chatbot disponível no canto inferior direito do site do passe livre www.mobilidae.brb.com.br. No site também há, além do endereço físico das unidades, o mapa com a localização de cada uma.

Depois de solicitado o benefício e de preenchimento do cadastro, o prazo para a retirada da primeira via do cartão, conforme estabelecido em Lei, é de até 20 dias úteis. No caso da segunda via, o prazo de entrega do cartão é de até 10 dias.

Os postos funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 18hs. No caso das unidades da Galeria dos Estados, Gama e Planaltina, os postos de atendimento estão com horário estendido, das 7h30 até as 18h30.

Para os alunos que já realizaram cadastro, atualização e retirada do cartão, o BRB orienta que na primeira utilização do cartão no semestre o estudante deve passar o plástico no validador do ônibus por duas vezes. A primeira é para habilitar o cartão para o uso, e a segunda para liberar, então, o acesso ao transporte.

CONFIRA AQUI A LISTA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ACESSO AO PASSE LIVRE ESTUDANTIL:

Foto colorida 3X4

Comprovante de residência

RG ou certidão de nascimento

Declaração de matrícula

CPF

ABAIXO, NO LINK ABAIXO AS UNIDADES DO BRB MOBILIDADE COM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO AOS ESTUDANTES:

https://mobilidade.brb.com.br/mobilidade/cartao-estudantil.html

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

O que é o Passe Livre Estudantil?

O PLE é um benefício concedido aos alunos das escolas públicas e privadas de Brasília que permite aos estudantes o deslocamento 100% gratuito no Sistema de Transporte Público do Distrito Federal.

Onde faço o cadastro para obter um Cartão Estudantil?

No site do Passe Livre (mobilidade.brb.com.br/passelivre) ou em qualquer um dos postos com atendimento especializado no PLE.

Quais são os requisitos para se obter o Cartão Estudantil?

Basicamente o aluno precisa estar matriculado em instituição de ensino do Distrito Federal reconhecida. Cursos que dão direito ao benefício:

*  Ensino básico, fundamental ou médio da rede pública ou privada; ou

*  Ser universitário de instituição de ensino superior com curso reconhecido pelo MEC; ou

*  Curso profissionalizante da rede pública, reconhecido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal ou pelo MEC, com carga horária igual ou superior a 200 horas; ou

* Curso de línguas estrangeiras da rede pública de ensino e reconhecido pela secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ou pelo Ministério de Educação, como por exemplo o CIL – Centro Interescolar de Línguas.

Onde obtenho informações sobre o Passe Livre Estudantil?

No site mobilidade.brb.com.br, também é possível obter ajuda por meio da Central de Atendimento, no telefone 3120-9500.

Onde tem um posto com atendimento especializado no Passe Livre Estudantil?

Brazlândia – Na Hora, Ceilândia – Na Hora, Gama – Rodoviária, Planaltina – Rodoviária, Plano Piloto – Galeria dos Estados, Riacho Fundo – Na Hora, Santa Maria – BRT, Sobradinho – Ginásio de Esportes, Taguatinga – Na Hora.

Quais documentos são necessários para realizar o cadastro no Passe Livre Estudantil?

Foto 3×4 colorida, Comprovante de residência, RG ou certidão de nascimento, Comprovante ou declaração de matrícula e CPF.

Meu cadastro foi aprovado, mas meu cartão não funcionou, o que faço?

No início de cada semestre, o estudante deverá apresentar o cartão por 2X consecutivas no validador para acessar o transporte público.

Na primeira apresentação são transferidos ao cartão as informações de liberação do benefício para o semestre, como por exemplo, data de início e fim do calendário acadêmico. Na segunda apresentação será liberado o acesso à catraca do transporte.

Se mesmo assim o cartão não funcionar, sugerimos que peça apoio na Central de Atendimento BRB Mobilidade – 3120-9500.

Meu cadastro foi aprovado, e agora?

Quando o seu cadastro for aprovado, você receberá um e-mail informando a data e local para retirada do cartão.

Quanto tempo demora para receber a primeira via do Cartão Estudantil?

O prazo legal é de até 20 dias úteis, porém, normalmente o cartão é entregue antes desse prazo.

Como estudante, quantas passagens vou receber para usar o transporte?

São permitidos 54 acessos ao transporte todo mês. Caso o aluno necessite de mais acessos, terá que solicitá-lo por meio do site mobilidade.brb.com.br/passelivre, utilizando o serviço: “Extensão de Acesso”. Se aprovado, conforme documentos apresentados, o mesmo será informado por e-mail.

Como solicito uma segunda via do cartão?

Por meio do site Passe Livre (mobilidade.brb.com.br/passelivre). Vale lembrar que no caso de furto, perda ou extravio deve ser apresentado o boletim de ocorrência.

Qual o valor da segunda via do cartão?

O valor da taxa é de R$ 5,40.

Onde faço o pagamento da segunda via do cartão?

Nos postos BRB Mobilidade por meio de PIX. Também é possível nas Agências do BRB, diretamente no caixa, ou nas unidades BRB Conveniência por meio de depósito identificado.

Quanto tempo demora para receber a segunda via do cartão?

O prazo para o fornecimento da segunda via do Cartão Estudantil será de até 10 dias úteis a partir da solicitação.

Quais as condições para manter o benefício do Passe Livre Estudantil ativo?

a. Envio do calendário acadêmico – Instituição de Ensino;

b. Envio da lista mensal de frequência dos alunos – Instituição de Ensino;

c. Cadastro estudantil atualizado – Estudante;

d. Estar de posse de cartão válido – Estudante.

Onde posso verificar se minha Instituição de ensino encaminhou ao BRB a lista de frequência com meu nome?

O aluno pode acompanhar o envio da frequência de sua instituição de ensino por meio do seu perfil no site do Passe Livre, sendo possível ver as últimas listas de frequência enviadas, no Menu “Minha Frequência”.

Quando minha instituição deve mandar o calendário envio de calendário acadêmico?

Informamos às Instituições de Ensino que não é necessário o envio de qualquer ofício em substituição aos instrumentos definidos para o envio do calendário acadêmico e da lista de frequência.

O envio do calendário acadêmico deve ocorrer antecipadamente ao início de cada semestre. Por sua vez, a lista de frequência deve ser enviada todos os meses até o quinto dia útil por meio da plataforma SCIE.

Posso utilizar o cartão para ir para o trabalho?

Não é permitido o uso do cartão para outras atividades que não a ida e vinda da escola. O uso em finais de semana, por exemplo, só é permitido se houver aulas nestes dias, então, neste caso, é necessário constar na declaração da instituição de ensino.

Cursinho tem direito ao benefício?

Não. Cursinho não dá direito ao benefício, segundo a lei 4.462/2010.

Posso emprestar meu cartão?

Não. O cartão é pessoal e intransferível