Notícias Rio de janeiro

Pela Democracia

Por Mauro Magalhães –  Ex-deputado e empresário.
  Na última semana,  participei,  junto com o advogado Luiz Igrejas (que trabalhou no governo de Negrão de Lima,  entre outros) e amigos históricos da Barra da Tijuca, ao lançamento do livro ” Isto de política,  meu caro…Uma vida pela Democracia “, escrito pelo Ex-deputado federal e empresário Rubem Medina e pelo publicitário Jackson Vasconcelos.
 Rubem Medina completou 80 anos de idade e tem quase seis décadas de vida pública.
Filho do genial empresário e grande empreendedor,  Abraão Medina, dono do famoso grupo empresarial O Rei da Voz,  Rubem Medina é vice-presidente da Artplan, presidida por seu irmão,  Roberto Medina.
A família Medina seguiu o caminho do apoio a artistas e a grandes projetos culturais.
O Rei da Voz,  nos anos 50 e 60  patrocinou cantoras,  cantores   atrizes,  atores e apresentadores de programas de televisão.
Eu conheci o empresário Abraão Medina,  progressista e amigo dos grandes democratas.
Com nove mandatos na política e constituinte,  em 1988, meu amigo Rubem Medina resolveu entrar para a vida pública, em 1962, depois que fez uma memorável entrevista com John Kennedy,  presidente dos EUA.
Deputado federal pelo antigo Estado da Guanabara,  entre 1967 e 1975,  foi,  também, eleito para a Câmara Federal,  entre 1975 e 2003.
Formado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rubem Medina foi um dos fundadores do
PMDB e também passou pelos PDS, PFL e PRN.
Começou sua vida pública na televisão, realizando reportagens especiais no programa Noite de Gala, da TV Rio, que havia sido criado em 1955 por seu pai, Abraão Medina. O programa era líder de audiência e contava com a participação de pioneiros na televisão brasileira, como Flávio Cavalcanti, Sérgio Porto e Murilo Néri.
A célebre entrevista de Rubem Medina com John Kennedy,   realizada na Casa Branca,  antes dos trágicos acontecimentos em Dallas (quando Kennedy foi assassinado), também foi exibida em Noite de Gala.
Meu amigo Rubem Medina também sofreu consequências graves por discordar dos rumos tomados pelo governo militar que derrubou João Goulart.  Noite de Gala,  condenou a atitude do governo militar que havia prendido o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Antes do encerramento do programa, Medina e o Noite de Gala foram retirados do ar pela censura.
 Juscelino ficou eternamente grato e tornou-se amigo de Rubem Medina. E,  agradeceu publicamente o gesto do empresário e político.
  Rubem Medina começou sua carreira política pelo MDB ao eleger-se deputado federal pela Guanabara em 1966 tornando-se um dos parlamentares mais experientes da Câmara dos Deputados.
  Entre 1977/78 presidiu a CPI do Congresso sobre a “Desnacionalização da Economia Brasileira”, e participou da CPI sobre “Especulação Imobiliária”.
  Na Assembleia Nacional Constituinte concentrou-se nos trabalhos da Comissão da Ordem Econômica.
Foi o autor de projetos de lei para a criação do estágio remunerado para estudantes (PL 604 de 1967) e para o menor aprendiz (PL 384 de 1995). Elaborou uma proposta de Reforma Tributária (PEC 579/1998) que reduziria o número de impostos de cinquenta para apenas seis.
  Com o início da abertura política, em 1979, Rubem Medina apoiou a iniciativa do presidente João Figueiredo, que enfrentava resistências à redemocratização, por parte de militares de linha dura.
   O livro é excelente. E, recomendo a todos os amigos.
Sair da versão mobile