Pirenópolis recebe Festival de Cervejas Artesanais no feriado de Corpus Christi
Eventos

Pirenópolis recebe Festival de Cervejas Artesanais no feriado de Corpus Christi

Expectativa é de que 15 mil pessoas passem pela Arena PiriBier nos três dias de evento, que começa no próximo dia 16

Os apreciadores de cervejas artesanais têm destino certo neste feriado de Corpus Christi, a cidade de Pirenópolis. Nos dias 16 a 18 de junho será realizado o maior festival de cultura cervejeira do Centro-Oeste brasileiro, o PiriBier, que chega à sua 12ª edição com uma programação repleta de grandes shows, degustações harmonizadas e workshops com renomados profissionais da cena cervejeira, após um lapso de dois anos sem ser realizado por conta da pandemia.

Durante o evento, o Cavalhódromo da cidade ganha uma enorme tenda onde é armada a Arena Piribier, um espaço repleto de cervejarias vindas de diversas partes do país, com destaque para a presença significativa das artesanais goianas. “A cada nova edição, vemos ampliar a participação das cervejarias goianas, fomentado pelo movimento iniciado pelo próprio festival. Passamos de 18 rótulos de cervejas goianas na primeira edição, para mais de 100 nesta atual. Um grande salto em menos de uma década”, celebra o idealizador do evento, Ricardo Trick.

O Sebrae Goiás e do Distrito Federal estão conferindo o aporte necessário às cervejarias goianas e candangas, oferecendo apoio para uma participação representativa no evento. Ao todo, o PiriBier vai apresentar mais de 300 rótulos de cervejas, incluindo as sem glúten e sem álcool, produzidas em solo goiano, brasileiro e mundial.

Line up PiriBier 2022

Reconhecido por promover shows memoráveis com bandas de rock de renome nacional, para esta décima segunda edição, o line up do PiriBier foi cuidadosamente escolhido para surpreender o público, incluindo bandas de repercussão nacional como principais da noite, e shows de abertura com consagradas bandas goianas. “Nosso objetivo é oferecer uma experiência completa a quem nos prestigia, que vai da degustação de cervejas diferenciadas à uma imersão musical com músicos que se destacam pelo Brasil afora”, explica o diretor executivo do Piribier, Raul de Oliveira.

Quem comanda o show de abertura (16/06) é a dupla de veteranos Digão Raimundos juntamente com Egypcio (ex-Tihuana) que, nesta formação inédita para os palcos do PiriBier, prometem entoar os maiores sucessos das bandas que lhe conferiram o reconhecimento na cena do rock nacional, além de um tributo especial em homenagem ao cantor Chorão, falecido em 2013, conhecido como vocalista da banda Charlie Brown Jr, consagrada no cenário nacional nos anos 90 e 2000. A abertura fica a cargo do Projeto Supernova, com suas releituras de clássicos do rock e indie rock.  

No segundo dia (17/06), é a vez de outro feat de sucesso invadir a Arena PiriBier. Beto Bruno, ex-vocalista do Cachorro Grande, divide o palco com a banda Venosa. Os mineiros, veteranos no festival, retornam com repertório enriquecido pela participação do vocalista que conquistou seu espaço nos anos 90 ao emplacar vários hits de sucessos na MTV. Agora, em carreira solo, Beto Bruno tem somado força com bandas regionais que se identificam com seu repertório, incrementado por músicas dos Rollings Stones, Beatles e Oasis. Para abrir os trabalhos, os goianos do Rockover convidam a galera para sair do chão ao som do hard rock e heavy metal.

Para encerrar (18/06), os paulistas do CPM22 aportam em Pirenópolis, antes de se apresentarem nos palcos do Rock in Rio, em setembro. Para os presentes na Arena Piribier, será oferecida uma prévia do show que tomará conta do palco Mundo, no segundo semestre. Os irreverentes músicos da banda Johnny Brown aquecem a plateia no show de abertura com muito rock brasileiro e internacional.

“Um dos grandes atrativos do festival sempre foi a realização de shows de grande repercussão. Essa edição está ainda mais especial por unir grandes nomes da cena do rock, que não tinham se apresentado antes em solo goiano nestas formações, como Beto Bruno e a banda Venosa”, avalia o diretor executivo do festival, Raul de Oliveira Silva. 

Além dos shows, agitam também a Arena PiriBier os Djs Glauco e Múcio, que juntos somam mais de 30 anos de carreira. Consagrados em solo goiano, os DJs vão tocar no melhor estilo Back2Back, uma batalha de discotecagem onde o único objetivo é dançar e se divertir.

Programação paralela

Em uma parceria inédita, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) trará para o festival toda a expertise de profissionais que integram seu quadro de mentores. Além de conduzirem degustações e harmonizações, eles ainda vão oferecer workshop de reaproveitamento de levedura e de produção de cerveja com frutos e especiarias do Cerrado. Vale ressaltar que a ESCM é a única instituição do país reconhecida pelo MEC como habilitada a oferecer cursos superiores sobre produção de cervejas. 

Toda programação paralela, que começa às tardes e se estende para a Arena PiriBier diariamente com o tour guiado pelo evento conduzido por um especialista, pode ser conferida no site piribier.com.br , onde também há acesso às inscrições para as atividades.

Bilheteria solidária

Os ingressos em lote promocional já estão à venda pelo portal oficial (piribier.com.br) ou em locais físicos anunciados nas redes do festival (@piribier). Aqueles que preferirem comprar a entrada na data terão à disposição os formatos meia entrada, inteira, o passaporte que dá direito aos três dias de evento, e a modalidade ingresso solidário, que conta com um valor promocional mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Para o público que adquiriu o ingresso para a edição de 2020 e não pediu o reembolso,  a organização já emitiu novos bilhetes válidos para a edição deste ano. “Para essas pessoas que confiaram em nosso festival e estão aguardando há dois anos para ir, estamos preparando formas de surpreendê-los”, comenta o organizador.

Importante frisar que o Piribier não é um evento open bar, e o ingresso confere o direito ao acesso à Arena Piribier, aos shows da noite,  além de palestras e workshops que acontecem dentro do festival. Bebidas e comidas são comercializadas à parte. 

PiriLimpo

O PiriBier estabeleceu parceria com a Associação de catadores de resíduos de Pirenópolis para fazerem juntos a gestão do lixo do evento, tanto da Arena quanto do centro histórico da cidade, conferindo a sua coleta, seleção e destinação correta. O Projeto PiriLimpo é uma idealização dos organizadores do PiriBier e tem por objetivo manter a limpeza da cidade e dar visibilidade aos Catadores e Catadoras. Este ano com o mote “Sou Catador” e “Sou Catadora”, desenvolvido pela própria Associação, a campanha mostra o orgulho de profissionais que trabalham em serviços muitas vezes negligenciados pela sociedade.

Serviço:

12ª edição PiriBier

Data: 16 a 18 de junho

Local: Cavalhódromo de Pirenópolis

Ingressos e programação completa: piribier.com.br e demais parceiros