Prêmio Cesgranrio de Dança vai homenagear Tatiana Leskova, 96, bailarina brasileira de origem russa
Rio de janeiro

Prêmio Cesgranrio de Dança vai homenagear Tatiana Leskova, 96, bailarina brasileira de origem russa

Bisneta do escritor russo Nikolai Leskov, Tatiana Leskova , 96 – naturalizada brasileira- será a grande homenageada no Prêmio Cesgranrio de Dança, nesta terça, dia 21 de maio.
A solenidade, presidida por Carlos Alberto Serpa ( idealizador ), será dirigida por Leandro Bellini, que também assina o roteiro.
Tatiana com seu cãozinho Xuxu
O troféu Mercedes Batista (que será entregue aos vencedores) leva o nome da primeira bailarina brasileira negra do Teatro Municipal.  Cada uma das seis categorias ganhará R $ 12 mil.
Carlos Alberto Serpa e Leandro Bellini
Filha de descendentes da aristocracia imperial que fugiram da Revolução de 1917, Tatiana exilou -se com os pais em Paris e aos 13 anos já dançava.
No início dos anos 40, ela viajou com a companhia de dança em que trabalhava para uma temporada na América do Sul. Conheceu o aristocrata brasileiro e industrial Luís Honold Reis e se apaixonou. A relação durou 40 anos, embora os dois nunca tenham se casado.
No Rio, ela atuou no Golden Room do Copacabana Palace, no Balé do Teatro Municipal e formou grandes profissionais através de sua academia de balé, em Copacabana.