Primavera inspira decoração do lar

A chegada da primavera traz novos ares e frescor. E, junto com a estação das flores, surgem também lindas e inspiradoras ideias para compor a decoração do lar

Com um colorido único, a alegria da primavera, que começou quarta-feira – 22 de setembro –, ressalta sua exuberância em diferentes espécies de plantas e flores que vão muito além dos jardins e varandas, mas ganham espaços também dentro das casas e apartamentos. “A chegada da primavera traz novos ares e frescor. E, junto com a estação das flores, surgem lindas e inspiradoras ideias para compor a decoração do lar”, ressalta a empresária e decoradora da Art Decor Home, Andreia Galdino.

Estampas – Para quem gosta de acompanhar as tendências, a primavera, segundo Andreia, é a temporada ideal para transformar os ambientes e trazer toda vivacidade da época para dentro de casa. A estação reacende o desejo pela mudança inspirada nas estampas florais, com um toque de modernidade para trazer a renovação e o frescor para o lar. “E não é preciso muito espaço para manter uma conexão especial com a natureza”, afirma.

Cores – Usar e abusar das cores nos itens decorativos é mais do que indicado. “Aposte em tonalidades que remetam à beleza da natureza”, aconselha. Segundo ela, toques simples como mudar as almofadas também é um bom truque para deixar o ambiente renovado. Para as cozinhas, salas, quartos, banheiros e lavabos, a dica está em valorizar as roupas de cama, mesa e banho. “Comece pelas estampas florais ou tons pastéis, que além de destacarem o clima descontraído da primavera, mantêm a sensação de aconchego e conforto”, aponta.

Flores e plantas – Andreia cita algumas dicas e inspirações para transformar o lar em um verdadeiro recanto para plantas e flores. Na hora de escolher a planta ideal para ornamentar a casa, para quem tem dúvidas a respeito de que espécies escolher, a dica é optar, de preferência, por plantas e flores nativas. “Dessa forma, elas estão mais adaptadas às condições do clima e tendem a consumir menos água, especialmente na fase de crescimento”, aponta. “Hoje contamos com plantas e arranjos naturais com manejos super fáceis e sem segredos. Além disso, as peças desidratadas e artificiais também podem trazer esse contato com a natureza, sem medo de errar”, diz.

Paredes – Uma ideia fácil e prática para mudar um cantinho do lar é o uso do papel de parede. E, para primavera, nada melhor que um modelo florido. O revestimento pode ser utilizado em todo ambiente ou apenas para destacar uma parede. “Como resultado, você terá uma decoração delicada e refrescante”, sugere.

Outra alternativa para florir a casa é utilizar quadros decorativos com imagens ou desenhos de flores. “Você pode colocar esses quadrinhos na parede ou sobre aparadores e estantes para compor as salas de estar ou de jantar neste período”, indica Andreia.

Mesa posta – E quem ganha atenção também nessa estação são as mesas decoradas. “Seja um jogo americano diferenciado, talheres, souplast, guardanapos… Uma bela mesa posta é composta de pequenos detalhes, que fazem toda diferença”, assegura Andreia. Uma dica para os iniciantes é investir em louças e peças neutras como taças transparentes, talheres pratas ou dourados. “Deixe o colorido por conta de uma toalha estampada, souplast, guardanapo ou um jogo americano mais estampado. Ao apostar em cor, comece com a sua preferida. Depois das primeiras peças que adquirir, a paixão vai vir tão naturalmente que logo perceberá que sua coleção já começou”, aconselha.

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Vagas abertas para tratamento psicológico e odontológico gratuito

Leia a seguir

Ciro Gomes cumpre agenda no Rio

outubro 16, 2021