Marido da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II, faleceu de causas ainda desconhecidas nesta sexta-feira, aos 99 anos
O príncipe Philip, marido da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, faleceu nesta sexta-feira, 9, aos 99 anos. Apesar de ter confirmado a morte, o Palácio de Buckingham ainda não informou a causa.
“A partir desta data, iniciou-se um período de luto nacional que se estenderá por 8 dias até a manhã do funeral”, diz a nota. “Durante esse período, o governo emitirá orientações para o público, organizações e empresas para a respeitar o período de luto”.
Duque de Edinburgo, ele era conhecido como um homem discreto. Junto da rainha, o príncipe Philip esteve no Brasil em 1968, quando o país ainda vivia sob a Ditadura Militar. O casal esteve em Campinas, no interior de São Paulo, e, entre outras coisas, visitou o Instituto Agronômico e uma fazenda.
A rainha e o príncipe desembarcaram no aeroporto de Viracopos, no dia 7 de novembro daquele ano. Eles foram recebidos pelo então governador de São Paulo, Abreu Sodré, e o prefeito Ruy Novaes.
De acordo com o Correio Popular, no Instituto Agronômico de Campinas, Elizabeth II recebeu uma placa de ouro, viu mais de três mil orquídeas, plantas e frutos tropicais, no meio de uma grande multidão em polvorosa.
Já na Fazenda Experimental Santa Eliza, o secretário de Agricultura do estado, Herbert Levy, falou sobre as culturas em produção no estado à rainha e ao príncipe Philip. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, eles pernoitaram na Estância Santa Eudóxia naquela noite.
A realeza também é conhecida pela criação de gado leiteiro. Anos atrás, por conta da alta dos custos de produção e do baixo preço do leite, Elizabeth II decidiu ajustar o rebanho, vendendo algumas das vacas ayrshire, que na época somavam cerca de 300 cabeças.