Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

Programação de Agosto

Cada vez mais híbrido, o CCBB Educativo- Arte e Educação vem se superando a cada programação. Em agosto, o público poderá aproveitar, no ambiente online, de maneira interativa, o curso Transversalidades: “Literatura de língua portuguesa pelo mundo na sala de aula”, com Flávio de Castro; o Laboratório de Crítica– “Rotas de Fuga / Rotas de Criação”, com Rafael RG; o Lugar de Criação Digital—“O que é patrimônio natural?”; Visitas Mediadas Agendadas e uma conversa aberta para marcar o Aniversário de Belo Horizonte. Agosto também apresenta mais dois conteúdos online exclusivos: o Múltiplo Ancestral “Toques de Viola”, com Paulo Freire e o episódio #Experimentar, do Podcast Percurso.

Com atenção às medidas de contenção do coronavírus e número de participantes reduzido, o CCBB Educativo ainda promoverá atividades presenciais nas instalações do CCBB Brasília. Além das Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras, feitas às exposições do CCBB Brasília e das edições de Lugar de Criação, o hit das crianças e famílias, a partir de agosto também voltam as Datas Comemorativas, este mês celebrando o “Dia do Folclore Brasileiro”.

 Sobre o CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Sucessos do programa CCBB Educativo acessível pelo site

 Com um incremento de conteúdos ainda maior em tempos de pandemia, o site do CCBB Educativo oferece uma rica programação a públicos diversos que buscam se informar, aprender e se divertir sem abrir mão da segurança da própria casa. A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas nos CCBBs de todo o país. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Transversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas às exposições permanentes do CCBB Brasília. Nessas visitas, educadores e público dialogam, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Terças, quartas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h

Quintas às 10h e às 12h

 Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

__

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: As visitas mediadas em Libras, feitas às exposições permanentes do CCBB Brasília, ocorrem, simultaneamente, em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras). Nelas, os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

__

LUGAR DE CRIAÇÃO

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

07/08 – JOGOS DE ARTE

Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

14/08 – OFICINA DE ARTES

Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

21/08 – OFICINA DE HISTÓRIAS

Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

28/08 – OFICINA DE SABERES

Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

__

22/08- DATA COMEMORATIVA- “Dia do Folclore Brasileiro”

O que é: Esta atividade faz parte do projeto Patrimônio e Memória do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que entre outras ações, celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro, como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

Sinopse: Em 22 de agosto o folclore é celebrado no mundo todo. Nesta data especial, vamos celebrar o folclore brasileiro em uma conversa aberta onde os participantes, mediados pelos educadores do programa, poderão partilhar histórias, danças, músicas e brincadeiras que fazem parte de seus repertórios de saberes populares.

Serviço:

Domingo, às 14h.

Duração: 1h

Capacidade: 6 pessoas mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos.

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

 

VISITAS ONLINE PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições, nos turnos da manhã, tarde e noite. As visitas mediadas realizadas pelos educadores são pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos. Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos. As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Programa CCBB Educativo – Arte e Educação
Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

Serviço:

Duração: de 50min a 1h30min 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Plataforma: zoom/ao vivo


19/08- LABORATÓRIO DE CRÍTICA- “Rotas de Fuga / Rotas de Criação”, com Rafael RG

O que é: Reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, em diálogo com a programação do CCBB. Busca especialmente um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história.

Sinopse: Nesse encontro, Rafael RG convida o público interessado nas diversas formas de escrita como expressão artística. Rotas de Fuga / Rotas de Criação é um encontro que explora as diferentes estratégias que já foram desenhadas e utilizadas por pessoas racializadas. O objetivo é compreender como tais rotas de fuga reverberam nos tecidos sociais das cidades nos dias de hoje, podendo tornar-se disparadores de processos artísticos. No universo musical, “fuga” significa uma forma específica de composição que utiliza um número determinado de vozes que interpretam de forma consecutiva o mesmo tema. Um tema musical, repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada.

Programa CCBB Educativo – Arte e Educação
Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

Sobre o convidado: Rafael RG (1986) Vive e trabalha entre Salvador, Belo Horizonte e Guarulhos.  É formado em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo. Participou de mostras e festivais em cidades do Brasil e em outros países. Recebeu, entre outras premiações, o 1º Prêmio Foco ArtRio, o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio/ IPHAN, o Prêmio aquisição do Centro Cultural São Paulo, Bolsa Iberê Camargo para residência no Künstlerhaus Bremen (Alemanha), Bolsa Pampulha para residência no Museu de Arte da Pampulha (MG), entre suas residências recentes estão Gasworks em Londres (2018) Black Rock Senegal em Dakar (2019), Triangle France – Astérides em Marseile (2020). Em sua prática artística, RG costuma trazer duas fontes para construção de seus trabalhos: uma documental e outra afetiva, em geral por meio do uso de documentos garimpados em arquivos institucionais ou pessoais associados a narrativas que podem envolver sua pessoa ou um alter ego. A interação entre essas territorialidades resulta em obras que quase sempre se aproximam de uma ficção, ou de uma noção tensa de ficcionalidade. Relações afetivas e sexuais e suas implicações políticas, e questões de identidade racial têm sido suas áreas de interesse atuais. Essas pesquisas geralmente se desdobram em workshops, instalações, textos performativos, publicações e objetos.

Serviço:

Quinta-feira, às 14h.

Duração: 3 horas

Encontro em formato webinar, via zoom ao vivo

Vagas: 200

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos

Acesso: Evento gratuito.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

20/08- LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL—“O que é patrimônio natural?”

O que é: Vivências digitais para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Entre julho e outubro, o Lugar de Criação abre um diálogo com o Patrimônio Cultural e Natural em uma série de quatro propostas que, em pequenos experimentos, conectam esse tema a nossa vida cotidiana. Neste segundo encontro, uma proposta irresistível: “Que tal brincarmos com o patrimônio natural?”

Serviço:

Sexta-feira, às 10h.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Plataforma:  Youtube / gravado

25/08- TRANSVERSALIDADES- “Literatura de língua portuguesa pelo mundo na sala de aula”, com Flávio de Castro

O que é: curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Programa CCBB Educativo – Arte e Educação
Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

Sinopse: São Paulo, Lisboa e Luanda: territórios da língua portuguesa. Flávio de Castro propõe uma leitura comparada de obras de três escritores: o brasileiro João Antonio, o português Luiz Pacheco e o angolano Luandino Vieira. Como se dá a representação das classes populares e o espaço urbano na obra de três autores (marginais) da Lusofonia.

Sobre o convidado: Flávio de Castro é paulista radicado em Belo Horizonte. Graduado e especializado em Literatura Portuguesa pelo IEL – UNICAMP, é professor de literatura desde 1997. Autor de “Desaparecida” (poesia – 2016), “A última casa noturna da manhã” (poesia – 2018) e “Minério de Ferro” (contos – 2021) todos pela Editora Urutau. Foi cronista do jornal O Beltrano e eventualmente publicou reportagens na Revista Fórum. Faz intervenções poéticas urbanas desde 2010 sob o pseudônimo Sete Capetas.

Serviço:

Quarta-feira, às 19h.

Duração: 2 horas

Encontro em formato webinar, via zoom ao vivo

Acessível em Libras

Vagas: 500

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

27/08- ANIVERSÁRIO DO CCBB BELO HORIZONTE

Passear por exposições de arte é sempre mais que ver um conjunto de obras: é ter contato com formas de ver o mundo a partir de trabalhos produzidos por artistas de diferentes lugares, de diferentes épocas e contextos, partilhadas em obras e textos disponibilizados gratuitamente aos visitantes. No aniversário do CCBB Belo Horizonte, os educadores do Programa CCBB Educativo prepararam uma atividade especial para celebrar sua história, marcada por importantes e premiadas exposições. Nesta conversa aberta e comemorativa, vamos passear pela história de algumas delas, identificando os modos como um centro cultural pode nos instigar a pensar em questões relevantes de nossa vida.

Serviço:

Sexta-feira, às14h.

Duração: 1 hora e 30 minutos

Encontro em formato webinar, via zoom ao vivo

Vagas: 100

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos.

Acesso: Evento gratuito.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

28/08- MÚLTIPLO ANCESTRAL—“Toques de Viola”, com Paulo Freire

O que é: Trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.

Sinopse: Os Toques de Viola – pequenas músicas instrumentais – são criados a partir da observação do violeiro dos fenômenos da natureza. Assim temos o voo dos papagaios, o canto da inhuma, a corrida do sapo e o veado, o movimento da lagartixa. E as respectivas histórias de cada um desses toques. Paulo Freire aprendeu estes ponteados com mestre Manelim, no sertão do Urucuia/MG, quando foi morar nesta região, em 1977, à procura das músicas do “Grande Sertão” de Guimarães Rosa. Aprendeu com o seu Manoel que cada violeiro tem seu toque, e desenvolveu seus próprios ponteados a partir de sua vivência na roça urucuiana.

Programa CCBB Educativo – Arte e Educação
Paulo Freire apresenta o espetáculo ” Medo Pequeno Medo Grande” dentro do Projeto Música para Crianças da Artelivre Produção e Comunicação que faz parte do Diversão em Cena no Teatro Bradesco. Belo Horizonte MG. 11/08/2013. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

Sobre o convidado: Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade. www.paulofreire.com.br

Serviço:

Sábado, às 10h.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 6 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Plataforma: Youtube/gravado

PERCURSO – PODCAST CCBB EDUCATIVO

O que é: Um podcast mensal, de caráter cultural, realizado pela equipe Programa CCBB Educativo – Arte & Educação. Com previsão de dez edições lançadas entre janeiro e outubro de 2021, seu conteúdo articula entrevistas e comentários críticos a partir de atrações da programação do Centro Cultural Banco do Brasil, além de memórias recentes de atividades realizadas pelo Programa CCBB Educativo. A cada edição, o programa aborda obras de cinema, teatro, música e artes visuais em diálogo com um tema específico, articulando-se ainda aos eixos temáticos que atualmente orientam as atividades do Programa CCBB Educativo: Cultura de acessibilidade, Recursos digitais em aulas nas artes, Educação, cultura e processos decoloniais, e Natureza e Cultura. Partindo de abordagens reflexivas e pedagógicas, Percurso destaca caminhos, processos, conceitos e contextos relacionados à programação cultural e educativa do Centro Cultural Banco do Brasil.

PODCAST#7: Experimentar

Neste programa, conversamos com os curadores Isabel Veiga e Vitor Medeiros sobre a mostra “Encontros à deriva: Retrospectiva Hong Sang-Soo”. Convidamos a atriz Maria Helena Chira e o diretor José Roberto Jardim para uma conversa crítica a partir do espetáculo “A desumanização”. Falamos com o educador Phelipe Resende sobre a exposição “Nise da Silveira: a revolução pelo afeto” e deixamos um convite para que você conheça melhor o patrimônio do Centro Cultural Banco do Brasil a partir de uma visita ao site CCBB Educativo – Patrimônio & Memória.

Serviço:

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB, BB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Antonio Carlos e Rangel lançam o single “Três Minutos”

Leia a seguir

Dia dos Pais na Casa Julieta de Serpa

setembro 25, 2021