Programa CCBB Educativo
Eventos

Programa CCBB Educativo

Atividades especiais movimentam programação de maio

O Programa CCBB Educativo está especialmente movimentado em maio. Na programação, além de explorar datas temáticas como Dia das Mães e Dia Internacional dos Museus, as atividades estão relacionadas às exposições que em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil: “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton” (de 28/05 a 11/08) e “Alhambras“ (de 13/05 a 16/06).

Os destaques do mês são: Lugar de Criação– Especial Semana de Museus – Cultura, tradição, patrimônio, futuro e resistência, com Tatiana Duarte; Especial Dia das Mães – Rodas Femininas – oficina com Maria Bezerra, fundadora da Escola de Benzedeiras de Brasília ; Transversalidades – Especial Semana de Museus, curso com Yana Tamayo e Valquíria Prates; Múltiplo Ancestral – Especial Semana de Museus com o Grupo Matizes Dumont; Semana do Educador – “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton” e Processos Compartilhados, curso com Cirila Targhetta, do Coletivo Antônia.

Destinada a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas realizadas em vários espaços do complexo cultural, a busca é por estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e qualquer pessoa que se interesse pelos assuntos. Com o objetivo de desenvolver ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, a experiência se dá através de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. O público poderá participar através de visitas educativas, visitas mediadas, oficinas e cursos.

 Confira a programação abaixo:

(Informações completas e detalhadas no link: http://www.ccbbeducativo.com

Atividades

11/05 (das 10h às 12h e das 15h às 17h) JÁ REALIZADA

Desde pequeno – Especial Dia das Mães – Com giz de cera e um percurso pelo CCBB, os participantes serão convidados a copiar as diversas texturas pelo caminho construindo um mapa-livreto com a técnica de frottage. Este livro das descobertas será dedicado às mães, pães, tias, tios, avós e avôs dos pequenos participantes.

Entrada Gratuita 

12/05 (das 17h às 18h30) JÁ REALIZADA
Especial Dia das Mães – Benze que passa!
Com as benzedeiras Maria Bezerra, Gabriela Callil Rua e Rachel Mortari
Em ocasião do Dia das Mães, o Programa CCBB Educativo recebe as convidadas Maria Bezerra, Gabriela Callil Rua e Rachel Mortari, que vão ministrar a oficina Benze que passa! A partir das memórias afetivas e experiências das três, a proposta é realizar uma rodas de mães para um aprendizado coletivo sobre os poderes das plantas e as forças que elas possuem para reenergizar e equilibrar a família através da conexão com a natureza.   
  

Entrada Gratuita 

16/05 (das 19h às 21h, em LIBRAS)

Transversalidades – Especial Semana Nacional de Museus

Com Yana Tamayo e Valquíria Prates (LIBRAS)

Curso para professores e educadores que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com  

18/05 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)

Especial Semana de Museus-  Cultura, tradição, patrimônio, futuro e resistência, com Tatiana Duarte, Coordenadora Educadora do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação do DF

Na Semana Nacional de Museus, o Programa CCBB Educativo propõe realizar um Lugar de Criação especial a fim de pensar junto aos públicos do CCBB os possíveis lugares da Educação no âmbito das práticas culturais, assim como o contrário, o valor da Cultura para a Educação.

Entrada Gratuita 

19/05 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)

Trocação de histórias- Fantoches e Fã Toques

Como seria fazer parte de uma animação? Como seria dar vida a personagens? Nesta edição do Lugar de Criação, essa experiência será possível. O objetivo é imergir em mundos diversos que cruzam histórias da literatura brasileira.

Entrada Gratuita 

19/05 (das 16h às 18h)

Múltiplo ancestral – O Cerrado em Fios d´água – Especial Semana Nacional de Museus

Com Grupo Matizes Dumont

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. Nesta semana especial será realizada uma oficina vivencial com o grupo de bordadeiras Matizes Dumont. Elas abordarão o processo criativo na linguagem do bordado. Destaque para a vivência criativa com o público do CCBB, experienciando o tema Cerrado e as suas águas nascentes, dando oportunidade aos participantes de bordar de forma coletiva com outras comunidades.

Entrada Gratuita 

25 e 26/05 (das 10h às 12h e das 15h às 17h)

Eu faço meu brinquedo – Alegorias Animadas O programa CCBB Educativo convida o público para uma construção singular de Alegorias Animadas. São disponibilizadas peças para a construção de um boneco que será montado a partir de um exercício de imaginação feito com os participantes. A ideia é produzir personagens que só habitavam o imaginário dos participantes, utilizando seus próprios corpos para lhes dar vida.

Entrada Gratuita

28/05 às 18h30min/ 29 de maio às 14h/ 30 de maio às 9h30min/ 31 de maio às 16h (LIBRAS)

Semana do Educador – “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton”

Serão oferecidas visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar. 

Processo de inscrição por formulário para professores on-line: www.ccbbeducativo.com

30/05 (das 14h às 19h)

Processos Compartilhados

Com Cirila Targhetta, do Coletivo Antônia

O curso aborda aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural.

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

SOBRE AS ATIVIDADES

 Visitas educativas agendadas

Às terças, quartas, quintas e sextas   

Duração: 1h30min

Terça e sexta: 9h30min, 10h30min, 14h, 14h30min e 15h30min

Quarta e quinta: 9h30min, 10h30min, 14h, 14h30min, 15h30min e 19h

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

Visitas inclusivas com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

Visitas mediadas

Terças: das 12h às 13h | das 17h às 18h | das 18h às 19h

Quartas a sextas: das 12h às 13h | das 18h às 19h

Sábados: das 12h às 13h | das 18h às 19h

Domingos e feriados: das 12h às 13h | das 16h às 17h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Nesta visita os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou das exposições “Natureza Inventada”, de Carlos Vergara, em temporada até 28/07, nos jardins do CCBB, “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton”, em temporada de 28/05 a 11/08, e “Allambra“, exposição de fotografias, em temporada de 13/05 a 16/06, na sala de leitura do Museu do Banco do Brasil.

Visitas mediadas em libras

Sextas: 19h

Sábados: 17h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB.

Lugar de criação

Sábados, domingos e feriados

Das 10h às 12h e das 14h às 17h

Todos os fins de semana, o educativo desenvolve programações visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte para as crianças e suas famílias. O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas.

As atividades são voltadas para crianças e famílias.

eventosInformações, dúvidas e agendamento:

61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com