Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) promove iniciativa de voluntariado corporativo
Cidadania

Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) promove iniciativa de voluntariado corporativo

Voluntário é uma pessoa motivada a doar o seu tempo e o seu conhecimento em prol do bem-estar da sociedade. Pensando nisso, o Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS), promovido pelos institutos Bancorbrás, Sabin, BRB, +Brasal e Sicoob, em parceria com a Phomenta, reuniu colaboradores voluntários para uma ação de voluntariado com instituições sociais de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Sarambuí (PA), Consolador (GO) e Maracanaú (CE).

Cada instituto investidor indicou colaboradores das empresas mantenedoras para participar da iniciativa. Ao todo, 45 profissionais das áreas administrativa, financeira, gestão de pessoas, comunicação e marketing, comercial e vendas, planejamento estratégico e processos, integraram as atividades e apoiaram 10 organizações sociais participantes da Rede PAIS. Os voluntários foram divididos em grupos com saberes e expertises semelhantes, para apoiar as instituições com desafios específicos das suas áreas de atuação. Além disso, os selecionados participaram de treinamentos e capacitações exclusivas, que os prepararam para desempenhar suas funções com excelência.

Em Brasília, no primeiro dia, os voluntários tiveram a oportunidade de visitar as instituições para conhecer o trabalho realizado e entender quais as necessidades de cada uma. No segundo momento, todos se reuniram novamente para compartilhar a experiências e propor soluções de acordo com as dores de cada local. Luiz Gustavo Arantes, Vice-diretor do Instituto Bancorbrás, afirma que são os voluntários que fazem a diferença. “O trabalho colaborativo constrói. E esse programa trouxe muitas experiências positivas para todos. Foram momentos de aprendizado, onde cada um pôde completar o outro com as suas habilidades e conhecimentos”.

Para Arielly Dias, voluntária e Analista de Comunicação Interna da Bancorbrás, a experiência superou as suas expectativas. “Eu me senti muito impactada e vi que realmente tem muito trabalho a ser feito. Nós chegamos achando que vamos apenas compartilhar o nosso conhecimento técnico, mas a realidade é outra. Nós percebemos que coisas que às vezes para o meu dia a dia são básicas, mas que para instituição não é o foco”, conta. “O PAIS traz essa percepção da união. São grandes players do mercado juntos por um bem maior, focando no desenvolvimento e impacto social. É positivo termos essas trocas e novas visões, todo mundo pensando junto pelo bem comum”.

Eliane Bruna Oliveira dos Santos Senna, da ouvidoria do Banco de Brasília – BRB, concorda com a colega. “Nós vamos com uma imagem e quando chegamos, nós nos surpreendemos. Especialmente para mim, a visita in loco, de certa forma, revigorou o meu trabalho ao escutar as histórias de superação da ONG e das pessoas que trabalham ali. Poder contribuir com o que adquirimos ao longo da vida é muito pouco quando vemos o impacto que essas Organizações têm na vida das pessoas”, comenta. “Tem sido um trabalho árduo entender as dores das instituições e desenvolver um plano de ação para elas. Mas saber que a gente pode contribuir com algo é gratificante.  Acredito que se todos conhecessem e soubessem das histórias de cada organização, tenho certeza que a maioria das dificuldades que elas enfrentam seriam minimizadas”, completa Camila Coelho, do setor de Estratégia Corporativa do Grupo Sabin.

Para Thiago Araújo, gestor de marketing digital da Brasal, a iniciativa foi muito valiosa. “Precisamos juntar cada vez mais esse time e fomentar que outras pessoas e empresas também possam trazer os seus colaboradores a participarem. É nosso dever se tornar um multiplicador dessas ações de voluntariado e poder contribuir e retribuir para a sociedade, tornando essas iniciativas de conhecimento mútuo”, afirma.  Laissa Reis, analista de marketing do Sicoob Nova Central, também aponta que é gratificante poder contribuir com o programa. “Fico muito feliz de poder participar do PAIS, pois o programa nos deu a oportunidade, enquanto voluntários, de compartilhar – mais do que nosso tempo – o nosso conhecimento. Somando com a experiência da instituição, conseguiremos gerar mais impacto e levar mais transformação para a comunidade. É muito recompensador”.

Os encontros com as instituições localizadas fora de Brasília aconteceram de forma online. Os colaboradores das empresas se reuniram com representantes das organizações para conhecer mais sobre a história e desafios enfrentados. A última etapa do programa de voluntariado PAIS irá acontecer em setembro, com um evento remoto, onde todos poderão partilhar as lições aprendidas e trocar experiências.

As instituições beneficiadas são: Sociedade Cristã Maria e Jesus – Nosso Lar (DF), Instituto Embalando Sonhos (DF), Instituto Mãos Solidárias (DF), Aconchego Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária (DF), Obra de Assistência à Infância e a Sociedade – OASIS (DF), Projeto Integral de Vida – Pró-Vida (DF), Casa de Fraternidade Francisco de Assis (RJ), Associação para o Desenvolvimento Social e Conservação dos Ambientes da Costa Amazônica Brasileira (PA), Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – IDEAR (CE) e Centro Espírita (GO).