Programa sociocultural para 80 estudantes de São Sebastião conclui 1ª fase e já colhe bons resultados
Geral

Programa sociocultural para 80 estudantes de São Sebastião conclui 1ª fase e já colhe bons resultados

IntegrArte

Atividades integradas de arte, atividade corporal e autoconhecimento

Ao longo de sete meses, a ASCETUR, Associação Cultural, Esportiva e Turística, promove cursos e oficinas de Circo, Teatro, Yoga e de Jogos Cooperativos para 80 discentes do Centro de Ensino Médio São Francisco, afetuosamente apelidado de “Chicão” pela comunidade de São Sebastião. A iniciativa conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, para sua realização.

Para a coordenadora do projeto, Ana Sofia Lamas, “nossa presença neste espaço escolar tem como alicerce o estímulo a uma educação integral, que proporcione aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, que facilite a interação entre eles e com a comunidade”, descreve Ana, que já participou e esteve à frente de outros projetos socioculturais.

Em se tratando de uma localidade onde alguns se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, as atividades serão desenvolvidas sob a perspectiva do empreendedorismo social, “uma vez que visam promover soluções que gerem transformações na realidade desses jovens”, ressalta Ana.

Por integrar as disciplinas de Teatro, Circo e Yoga, o IntegrArte “gera novas competências físicas, artísticas, intelectuais, desenvolve valores pessoais e sociais, incentiva a cadeia produtiva e possibilita a sustentabilidade”, aposta a coordenadora. Os conteúdos vêm sendo ministrados pelos/as professores/as Ana Sofia Lamas, Bruno Coeoli, Carolina Lima, Lorena Galvão, Lucas Coimbra e Ludmilla Cyrino.

O projeto acaba de concluir sua primeira etapa realizada em parceria com algumas professoras e alguns professores o que, segundo a coordenadora, “serviu para conhecer o ambiente escolar e construir uma relação próxima com as alunas e os alunos”.

Dada a presença participativa de estudantes nas aulas, docentes têm observado que o ambiente escolar já começa a apresentar pequenas transformações em sociabilidade, inclusive “os alunos estão recebendo bem as aulas e nos dizem como são importantes e como eles precisam”, relata Ana Sofia.

Para o encerramento desta primeira etapa, as professoras e os professores do IntegrArte realizarão uma apresentação para alunos/as e suas mães e pais no dia 8 de julho, na escola, quando se inicia a Feira Cultural do Centro Educacional São Francisco.

Em razão do recesso escolar, as aulas práticas serão retomadas em agosto e seguem até dezembro. Neste breve intervalo nas aulas, “seguiremos nos reunindo para construir o plano de aulas bem como alinhar, com a coordenação e diretoria da escola, a segunda fase do programa”, detalha Ana.

Por que Circo, Teatro e Yoga?

Atividades circenses demandam intenso espírito de cooperação e atenção com os parceiros. Por estas características, estimula o desenvolvimento de personalidades saudáveis, tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Sua prática contribui para consolidação da autoconsciência, respeito aos semelhantes e reconhecimento do valor e sentido da vida.

Sua prática permeia situações inusitadas, que estimulam a criatividade e a ampliação da consciência corporal. A atividade amplia a produção de moléculas, hormônios e neurotransmissores, levando o indivíduo ao equilíbrio, à felicidade e à tranquilidade.

Combinado com o trabalho da atividade circense, o programa traz o Teatro, que contribui para o desenvolvimento saudável do caráter. Promove sociabilização e o trabalho em grupo, por consequência, combate a timidez. Ao indivíduo, apresenta ferramentas para lidar com as emoções, além de estimular a imaginação e a criatividade.

Para auxiliar os jovens no seu dia a dia e unindo as atividades artísticas mencionadas, o programa oferece aulas de Yoga. Sua prática desperta clareza mental, autoconhecimento e autocuidado, estimula a disciplina, consciência corporal e harmonização entre corpo e mente. Entre os exercícios, técnicas respiratórias e posturas físicas, a abstração dos sentidos, a concentração e a meditação para alcançar o estado puro de consciência.

No dia 8 de julho, começa a Feira Cultural do Centro Educacional São Francisco e os professores do IntegrArte: Ana Sofia Lamas, Bruno Coeoli, Carolina Lima, Lucas Coimbra e Ludmilla Cyrino irão se apresentar para toda a comunidade escolar.

Centro Educacional São Francisco fica na Quadra 17, Lote 100, de São Sebastião

As instituições

Associação Cultural, Esportiva e Turística – ASCETUR, foi fundada em 2008 por um grupo de artistas e profissionais da educação, buscando o desenvolvimento social de crianças e jovens do DF, por meio da cultura, educação, defesa de direitos da cidadania e do meio ambiente. A OSC desenvolve projetos e atividades de forma estruturada, ou seja, planejada, organizada e customizada, para que as crianças e os jovens beneficiados tenham a oportunidade de se desenvolver pessoal, intelectual, social e afetivamente.

Centro Educacional São Francisco, ou Chicão, é uma escola referência na cidade de São Sebastião. Bastante comprometida com os alunos ao promover projetos culturais e ações de valorização da educação e do esporte.