Saúde

Projeto Ciranda da Vida promove bem-estar de idosos

Iniciativa visa o resgate cultural e integração social de idosos em Planaltina e Sobradinho em fevereiro
Recordar é viver, e, para a população mais idosa, pode significar também o resgate da sua conexão com a sociedade, com seus entes queridos e sua própria história. É essa a iniciativa que move o Projeto Ciranda da Vida, realizado nas regiões administrativas de Planaltina e Sobradinho durante o mês de fevereiro. Essa semana, nos dias 19 e 20, serão realizadas as últimas oficinas no Centro Olímpico e Paralímpico (COP), em Sobradinho I.
  O projeto consiste em reunir turmas de até 30 participantes a partir de 65 anos para dois blocos de atividades. As oficinas tem como finalidade agregar valores culturais, sociais, emocionais, possibilitando a autonomia, a qualidade de vida dos idosos.
No primeiro bloco, o condutor da oficina é um conjunto de atividades lúdicas, de dança e de histórias, onde os resgatam suas experiências e suas identidades identidades durante a oficina. A responsável por ministrar a vivência é a professora de Educação Artística e contadora de histórias Ana Regina Nery.
No segundo bloco, os participantes trabalham suas emoções materializando por meio das cores e da arte-terapia, A vivência encerra com a construção da grande ciranda, levando os participantes a dançar a ciranda e celebrar a vida, finalizando com a Terapia do Abraço. O instrutor responsável por essa vivência é o terapeuta ocupacional Marcos Terra, especialista em Inteligência Emocional e cultura popular.
 A vivência permite trabalhar a memória dos idosos, as emoções vividas ao longo dos anos e os fatos marcantes na trajetória de cada um. Através da vivência da Ciranda da Vida é possível o fortalecimento de vínculos e o resgate cultural por meio das cantigas e encenações oriundas das culturas populares, como o elo de revitalização e de autoimagem do idoso.
As brincadeiras de roda, as músicas interpretadas, as reclamações e as poesias, além de revitalizar a identidade individual cultura e grupal, possibilita de forma preventiva as doenças de ordem emocionais, gerando um clima de alegria, esperança e bem-estar.
Além do resgate de memórias, é possível por meio da vivência, agregar valores humanos, como a solidariedade, trabalhando de forma integrada e ao mesmo tempo, reforçamos a memória cultural bem como sua importância na sociedade.
 As oficinas Ciranda da Vida tem, como finalidade agregar valores culturais, sociais, emocionais, possibilitar a autonomia e a qualidade de vida dos idosos atendidos. Valorizando as potencialidades e adversidades, com informação e linguagem adequadas, reconhecendo a sua totalidade, inserindo-o no contexto social ao qual pertencem, garantindo o direito e a humanização dessa parcela da sociedade.
Projeto Ciranda da Vida
Sobradinho I – Local: Centro Olímpico e Paralímpico (COP)
Dia 19/2, às 16h
Dia 20/2, às 9h
End: Qd 02 Área Especial de 01 a 05. Sobradinho I. Ao lado do Ginásio de Esportes.
End: Qd 02 Área Especial de 01 a 05. Sobradinho I. Ao lado do Ginásio de Esportes.
Entrada franca
Sair da versão mobile