Projeto de Ocupação da Cia Lumiato no Complexo Cultural de Planaltina oferece programação Gratuita e Online

De 10 a 25 de setembro, o projeto “Teatro de Sombras em Planaltina” transmitirá no Youtube espetáculos com acessibilidade em libras e realizará oficina via plataforma Zoom. 

Um teatro que possibilita ao público experimentar de perto a performance dos atores, conhecer e vivenciar as possibilidades estéticas, cênicas e musicais da linguagem é a proposta do projeto “Teatro de Sombras em Planaltina” da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, que ocupou no mês de julho o Complexo Cultural de Planaltina, e agora oferece com exclusividade para as escolas públicas de Planaltina, do Distrito Federal e também para o público em geral, uma programação totalmente online e gratuita com intérprete de libras.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, a execução de todo o projeto de ocupação no Complexo Cultural seria presencial, mas com a necessidade de retomar o isolamento social e o consequente fechamento dos espaços culturais, a Cia Lumiato adaptou o “Teatro de Sombras em Planaltina” para o ambiente virtual. As apresentações no formato audiovisual, oferecem ao público uma nova perspectiva de experienciar a performance dos atores, sem deixar de fora a beleza e a poesia inerentes ao teatro de sombras. Além de possibilitarem a participação de pessoas que residam em diferentes partes do Distrito Federal, ou até mesmo do Brasil.

As filmagens das apresentações teatrais foram realizadas seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, posteriormente o material foi editado, e agora  será disponibilizado na programação entre os dias 10 a 25 de setembro, no canal da Companhia no Youtube. Ao todo serão três diferentes espetáculos, que utilizam o mesmo gênero: ”Kalo – Filhos do Vento” da Companhia convidada Os Buriti, o premiado “Iara – o Encanto das águas” e “2 Mundos” da Cia Lumiato. Além das apresentações, também será realizada de 20 a 24 de setembro, a Oficina virtual “Práticas Possíveis – Criação em teatro de sombras contemporâneo”, com Soledad Garcia e Thiago Bresani, diretores e sombristas da Cia Lumiato.

Para Thiago Bresani, adaptar o formato do projeto para o modo virtual foi um grande desafio e destaca a importância do fomento à cultura durante o período de pandemia. “A possibilidade de realizar essa adaptação do teatro para o formato audiovisual foi um trabalho muito delicado e de parceria com o cineasta Lipe Duque. O resultado positivo da experiência, reforça o quão é importante viabilizar maneiras dos espetáculos chegarem às pessoas que continuam em suas casas, tenham acesso a atividades culturais e de formação”, ressalta.

Toda a programação foi idealizada para promover a ocupação e construção de vínculos afetivos com o fazer artístico e os espaços culturais. “Manter a utilização do Complexo Cultural, como também, outros espaços artísticos com atividades neste momento de pandemia é de suma importância para que continuem em movimento e cumpram a função social para a que foram criados e estão sendo mantidos. Assim, eles podem continuar gerando vínculos, que posteriormente poderão ser reforçados de maneira presencial com a comunidade na que se encontram.” reflete Soledad Garcia sobre a ocupação desses espaços em plena pandemia.

Para tornar o momento uma vivência completa, a cada apresentação acontecerá um momento de intercâmbio com o público na plataforma Zoom. As sessões exclusivas para escolas públicas serão durante a semana. Aos sábados as sessões serão abertas ao público em geral. As escolas interessadas em agendar para receber o link do espetáculo, onde poderão ver o resultado desta adaptação e participar do bate-papo com os integrantes das Companhias Lumiato e Os Buriti, devem entrar em contato com a produção do projeto pelo email cialumiato@gmail.com e preencher o formulário de inscrição até o dia 09 de setembro.

OFICINA

Com 25 vagas ofertadas, a oficina “Práticas Possíveis – Criação em teatro de sombras contemporâneo” é destinada a estudantes universitários, bonequeiros(as), atores, atrizes, artistas visuais, professores(as) e demais profissionais interessados(as), focando na criação/direção de números para ambientes virtuais.

Os conteúdos teóricos e as referências poéticas serão apresentados para os participantes como pontapé para pensarem suas próprias práticas no espaço virtual e a possibilidade de construção de pequenas cenas com teatro de sombras contemporâneo.  Os exercícios e o desenvolvimento de material cênico possibilitará concretizar as ideias e mundos simbólicos idealizados pelos participantes. A oficina acontecerá na plataforma Zoom e as inscrições são limitadas. Interessados podem se inscrever no período de 08/09 a 15/09 na página  da Companhia: linktr.ee/cialumiato

CIA LUMIATO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS

A Companhia de Teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Thiago Bresani e Soledad Garcia, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte. O objetivo fundamental de seus componentes é a transmissão de conhecimentos e a ampliação da pesquisa do teatro de sombras contemporâneo. Durante o momento atual vem desenvolvendo uma linguagem híbrida nas produções audiovisuais, utilizando as ferramentas destas duas formas expressivas.

COMPANHIA CONVIDADA 

Cia Os Buriti 

A Companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades, fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou 14 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Grécia, Paraguai e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. O intuito é despertar a imaginação de crianças, jovens e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas.

PROGRAMAÇÃO 

SESSÕES EXCLUSIVAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS

10/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“Iara – O encanto das águas” da Cia Lumiato
Horários:  10h e 15h

17/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“Kalo – Filhos do Vento” da Cia Os Buriti
Horários: 10h e 15h

24/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“2 MUNDOS” da Cia Lumiato
Horários: 10h e 15h

SESSÕES ABERTAS PARA O PÚBLICO EM GERAL

11/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“Iara – O encanto das águas” da Cia Lumiato
Horário:  20h

18/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“Kalo – Filhos do Vento” da Cia Os Buriti
Horário: 20h

25/09 – ESPETÁCULO + BATE-PAPO

“2 MUNDOS” da Cia Lumiato

20/09 a 24/09 – OFICINA 

“Práticas Possíveis – Criação em teatro de sombras contemporâneo” com Soledad Garcia e Thiago Bresani da Cia Lumiato
Horário:18h às 20h30

– – – – – – – – 

SINOPSE DOS ESPETÁCULOS

Iara – O encanto das águas – Livre 

Um Índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. Inspirado na lenda da Iara e utilizando a linguagem do teatro de sombras contemporâneo, o espetáculo busca sensibilizar o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

Direção, Dramaturgia e Cenografia – Alexandre Fávero 

Atores/Sombristas – Soledad Garcia, Thiago Bresani

Trilha Sonora Original – Mateus Ferrari 

Designer de Som – Marcelo Dal Col 

Iluminação – Alexandre Fávero

Narração – Robson Siqueira

Pesquisa, figuras-siluetas, cenários e cenotécnica – Soledad Garcia, Thiago Bresani

Produção executiva- Soledad Garcia, Thiago Bresani

2 MUNDOS – 12 anos

Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias continuas com o presente. 2 MUNDOS conta a história do encontro de duas culturas opostas, onde se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança.    

Direção, Cenografia e Iluminação: Alexandre Fávero 

Ideia original e Argumento: Soledad Garcia 

Roteiro: Alexandre Fávero, Fabiana Bigarella, Soledad Garcia e Thiago Bresani

Sombristas:  Soledad Garcia e Thiago Bresani

Coordenação geral: Cia Lumiato 

Assistente de direção: Fabiana Bigarella

Pesquisa e construção do material cênico: Soledad Garcia e Thiago Bresani

Trilha sonora: Mateus Ferrari

Designer de som: Marcelo Dal Col 

Figurinos: Soledad Garcia 

Kalo – Filhos de Vento – 10 anos (Os Buriti) 

Kalo – Filhos do Vento conta a história de Suki, uma cigana contadora de histórias que quer salvar a memória de seu povo. Baxt é a sorte, um fantasma que a protege. A encenação da companhia Os Buriti dialoga com as linguagens da dança, do teatro, e conta com música original executada ao vivo. Em parceria com a Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, Os Buriti trouxe também o teatro de sombras como elemento importante na encenação.O texto Kalo foi oferecido a Cia Os Buriti por seu autor, o francês Maurice Durozier, um dos mais antigos e principais atores do Theatre Du Soleil.

Texto: Maurice Durozier

Direção e Interpretação: Eliana Carneiro e Naira Carneiro

Músicos e Compositores: André Togni, Daniel Pitanga e Jorge Brasil

Sombrista: Guian Larrea

Cenografia: Marcelo Larrea

Assessoria em Teatro de Sombras: Soledad Garcia e Thiago Bresani

Figurinos, Ilustrações e Desenhos das Sombras: Eliana Carneiro

Iluminação: Camilo Soudant

Assistente de iluminação: Damião Santos

Captação de som e mixagem: Miksatu – Tom Serralvo e Jota Araújo 

Tradução: Gizele Santos

Realização: Os Buriti Produções Artísticas

FICHA TÉCNICA DO PROJETO 

Produção Geral: Thiago Bresani

Assistente de produção: Soledad Garcia e Luênia Guedes

Técnico de Luz e Som: Luigi Costa de Carvalho

Direção e Edição (Registro Audiovisual) – Lipe Dupe

Operação de câmera – Lipe Dupe, Jayaliila Andrade e Thiago Cardoso 

Fotos: Diego Bresani 

Arte gráfica: Gunga – Nara Oliveira

Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth 

Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Valéria Amorim – Candiá Produções 

Realização: Cia Lumiato 

Apoio: Complexo Cultural de Planaltina 

SERVIÇO

O quê: Teatro de Sombras em Planaltina

Quando: De 10 a 25 de setembro

Horário: Consulte a programação

Onde: No canal da Cia Lumiato no Youtube

Quanto: Gratuito

Realização: Cia Lumiato Patrocínio: FAC e SECEC – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa Parceria: Cia Os Buriti e Complexo Cultural Planaltina

Avaliação: 1 de 5.

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Tratamentos estéticos também precisam de pré-avaliação geral e consulta com especialista

Leia a seguir

Alterações no Código de Processo Civil

setembro 24, 2021