Presidente do Cazaquistão anuncia séries de medidas para alavancar a economia do País

O Presidente Kassym-Jomart Tokayev, em uma reunião conjunta das Casas do Parlamento, anunciou em Pronunciamento ao povo do Cazaquistão «A unidade do povo e as reformas sistêmicas são uma base sólida para a prosperidade do país».

O chefe de estado apresentou uma série de iniciativas que visam desenvolver ainda mais o país no período pós-pandêmico, aumentando a eficiência dos sistemas de saúde, fornecendo educação de qualidade, melhorando a política regional, criando um ecossistema eficaz no mercado de trabalho, modernização política , protegendo os direitos humanos e consolidando a sociedade.

Dirigindo-se ao povo do Cazaquistão, o presidente classificou o 30º aniversário da Independência como conquista mais alto do nosso estado.

Delineando as principais prioridades do discurso, Kassym-Zhomart Tokayev enfatizou que o bem-estar de todos os cazaques é seu principal objetivo como presidente do Cazaquistão.

Para atingir esse objetivo, o Chefe de Estado apresentou cinco iniciativas principais.

Primeiro, Kassym-Jomart Tokayev anunciou sua decisão de aumentar o salário mínimo de 1º de janeiro de 2022 dos atuais 42,5 mil para 60 mil tenge. Esta medida afetará diretamente mais de um milhão de pessoas, e indiretamente – todos os trabalhadores.

Em segundo lugar, o Presidente anunciou a necessidade de aumentar o fundo de salários, que nos últimos 10 anos ficou atrás dos lucros dos empresários em quase 60%. Neste contexto, o Governo foi instruído a desenvolver medidas “suaves” para estimular as empresas a aumentarem os salários dos seus empregados. Para os empregadores que aumentem os salários dos empregados, os benefícios serão concedidos no âmbito de compras regulamentadas, bem como o acesso preferencial a apoios do Estado.

A terceira iniciativa visa reduzir a carga sobre a massa salarial. O chefe de Estado propôs a introdução de uma única parcela do fundo de salários para as micro e pequenas empresas, com redução da carga total de 34% para 25%. Isso estimulará a empresa a “tirar das sombras” milhares de funcionários que podem se tornar participantes de pleno direito no sistema de previdência e de seguro social e de saúde.

Quarto, Kassym-Jomart Tokayev instruiu a aumentar anualmente os salários de uma série de categorias de funcionários do setor público (funcionários de instituições culturais, arquivos, bibliotecas, etc.) em 20% de 2022 a 2025. O efeito da implementação desta iniciativa será sentido por cerca de 600 mil dos nossos compatriotas.

Quinto, o Presidente considera necessário permitir a transferência de uma parte da poupança previdenciária acima do limite de suficiência para uma conta no Banco Otbasy para a compra subsequente de moradia. Para ele, isso estimulará o hábito de acumular recursos e administrá-los com sabedoria.

Dirigindo-se aos deputados presentes na reunião, o Chefe de Estado destacou a importância de uma preparação de alta qualidade dos projetos de lei aprovados. Ele acredita que os parlamentares devem sempre ser persistentes na proteção dos interesses do povo, todas as suas decisões devem ser tomadas levando em consideração as necessidades dos cidadãos e as capacidades do Estado.

Resumindo seu discurso, Kassym-Jomart Tokayev apontou a necessidade de um trabalho efetivo do aparato estatal.

 

https://www.gov.kz/memleket/entities/mfa-brazil/press/news/details/249659?lang=pt-br

 

 

 

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Sopa de Beterraba, opção nutritiva para compor o jantar

Leia a seguir

“Eduardo Jordão” o empresário reconhecido pela revista Forbes aos 26 anos

setembro 25, 2021