São muitas as tradições, rituais, simpatias e superstições envolvendo o início de ano. Lentilhas para comer, uma taça de champagne na virada, ondas para pular e, claro, usar uma peça de roupa na cor que representa seu maior desejo para o próximo ano. Para os que querem esbanjar saúde, o costume indica a cor verde. Mas existe uma alternativa que vai ajudar independentemente de qualquer crença: um check-up médico!

A prevenção e o diagnóstico precoce de doenças aumentam a possibilidade de cura e também de melhorar a qualidade de vida por meio de bons hábitos.

“Sempre recomendamos que check-ups sejam feitos regularmente, principalmente, para verificar condições  que aumentam o risco de infarto e derrame cerebral e câncer. A partir dos 40 anos a atenção deve ser maior, pois aumenta-se a incidência de doenças cardiovasculares, degenerativas e cânceres”, explica o médico cardiologista e diretor do Grupo Sabin, Bruno Ganem Siqueira.

Principais exames

-Hemograma: exame de sangue capaz de identificar possíveis alterações, como infecções e anemia;

-Exame de urina: avalia o funcionamento dos rins e detecta possíveis infecções no trato urinário;

-Colesterol: contribui para quantificação do risco de doenças cardiovasculares;

-Glicemia:  mede a taxa de glicose na circulação sanguínea e faz diagnóstico de diabetes ;

-Teste Ergométrico: normalmente feito em uma esteira, esse exame investiga o comportamento do coração quando a pessoa é submetida ao esforço físico. O médico pode identificar a isquemia cardíaca, doença caracterizada pela diminuição da passagem de sangue pelas artérias coronárias e consequente falta de oxigenação do músculo cardíaco;

– Eletrocardiograma: tem a função de avaliar o ritmo do coração e verificar se há alguma falha na condução elétrica. Possibilita a identificação de distúrbios, bloqueios, sobrecarga ou qualquer alteração no funcionamento normal do coração;

– Mamografia: detecção precisa de câncer de mama.

 De acordo com o especialista, além do check-up, existem alguns cuidados importantes para manter a saúde no dia a dia.

“É preciso manter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas para garantir melhor qualidade de vida. A mudança de hábitos pode ser considerada uma forma de prevenção para evitar o desenvolvimento e aparecimento de uma doença”, finaliza o médico Bruno Ganem Siqueira.

Sabin Prime

No Sabin Prime, é possível cuidar da saúde de modo rápido, eficiente e com alta qualidade, através do check-up executivo completo, realizado em poucas horas. Com conforto, privacidade e equipamentos modernos, o serviço inclui consultas em sete especialidades médicas integradas, exames laboratoriais, cardiológicos, oftalmológicos e de imagem.

 Serviço

Sabin Prime Check-up Executivo
Ed. Biosphere, SHLN Conjunto I, Bloco A, Salas 501 a 511.
Central de Atendimento: 61 3329-8001

Artigo anteriorQuando o jazz é muito mais que improvisação
Próximo artigoShows com artistas locais agitam o Nikkei Brasília em janeiro
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.