Rafael Coutinho participa do Debate online “Cores, arte e figurino na obra de Terry Gilliam”
Artes Cultura

Rafael Coutinho participa do Debate online “Cores, arte e figurino na obra de Terry Gilliam”

Sábado (9 de abril) às 19:30

O quadrinista e artista visual Rafael Coutinho, filho da cartunista Laerte, produziu uma arte especialmente para a retrospectiva do cineasta Terry Gilliam no CCBB. Na fase inicial da carreira, Terry criava a identidade visual e conceitual do grupo inglês de humor Monty Python, do qual foi membro. Sempre fui fã dos filmes do Gilliam. Quando me convidaram para fazer a identidade visual da mostra, mergulhei nos filmes que ainda não tinha visto, que eram poucos. Busquei pelo que acho que é o ponto alto do universo que ele criou: personagens maravilhosos, roupas, cores, adereços. Mergulhado no universo de fantasia e crítica social, lembrei de um pôster que marcou minha infância, o ‘E La Nave Va!’ do Fellini, e fui buscando essa memória emocional”, conta Rafael.

No dia 9 de abril (sábado), às 19:30, Rafael Coutinho participará de debate online no canal do YouTube da BLG Entretenimento em bit.ly/DebateTerryGilliam 

O debate “Cores, arte e figurino na obra de Terry Gilliam” acontece no sábado (9 de abril) tem mediação de Eduardo Reginato e participação dos debatedores Rafael Coutinho e Sérgio Alpendre. 

Conteúdo: Debate sobre a direção de arte, desenho de produção e figurinos dos filmes de Terry Gilliam. As influências artísticas e os colaboradores que contribuíram para que o cinema de Terry Gilliam seja uma espetacular experiência visual.

Sobre os debatedores:

Rafael Coutinho é quadrinista, artista plástico e editor. Nascido em São Paulo em 1980, se formou em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Como autor,  é conhecido pelos livros Cachalote, parceria com o escritor Daniel Galera (Quadrinhos na Cia – 2010), O Beijo Adolescente 1, 2 e 3 (ed. Cachalote) e As Aventuras do Barão de Munchausen (ilustrador, Cosac Naify – 2014) e Forrest Gump (Ed. Aleph – 2016). Em 2017 lançou os livros Mensur (Quadrinhos na Cia) e Modo Avião (Lote42).

Sérgio Alpendre é crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista. Escreve na Folha de S. Paulo desde 2008. Doutor em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA — USP. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog de cinema sergioalpendre.com. Foi coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium (de 2011 a 2017). Foi curador da edição de 2014 do festival FICBIC — Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Foi redator do Roteiro Cinesesc, de janeiro a março de 2015. Foi oficineiro do programa Pontos MIS (de 2012 a 2015). Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa de cinema (de 2005 a 2008).

Sobre a mostra:

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe a mostra Terry Gilliam – o onírico anarquista até 17 de abril com entrada franca. A mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador americano naturalizado inglês, e que integrou o importante grupo de humor Monty Python. A curadoria é do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato, e do cineasta e editor Christian Caselli. 

Serviço: Debate “Cores, arte e figurino na obra de Terry Gilliam”
Data: 09 de abril (sábado) às 19:30
Mediação: Eduardo Reginato
Debatedores: Rafael Coutinho e Sérgio Alpendre
Carga horária: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Evento gratuito e online
Exibição via canal do YouTube da BLG Entretenimento: bit.ly/DebateTerryGilliam
O debate vai contar com intérprete em Libras.

Serviço: Terry Gilliam – o onírico anarquista
Local: CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul – Trecho 2 – Lote 22)
Programação presencial: Cine CCBB
Programação online: blgentretenimento.com.br/terrygilliamdf
Data: Até 17 de abril
Classificação indicativa: Confira na programação da mostra em bb.com.br/cultura
Entrada franca
Ingressos: Os ingressos gratuitos serão disponibilizados no app ou site da Eventim no dia da sessão, a partir das 9 horas. Até 2 (dois) ingressos por CPF.
Lotação: 70 lugares
Confira as normas de visitação e segurança referentes à COVID-19 no site www.bb.com.br/cultura e na emissão do ingresso.
Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail ccbbdf@bb.com.br