De olho no crescimento da capital, Grupo Lopes se instala em Goiânia. Atrás da população e da economia pujante, vem os lançamentos imobiliários
Referência no mercado imobiliário, a Rede Lopes, do Grupo Lopes Consultoria de Imóveis (LPS Brasil), inaugurou sua loja na cidade de Goiânia (GO) no dia 5 de dezembro. A nova sede está instalada na Rua 146 do Setor Marista e inicia suas operações com 70 corretores de imóveis parceiros.
A entrada em operação da nova unidade consolida a posição da Rede Lopes como a maior rede de franquia do setor imobiliário do Brasil, com mais de 100 lojas e presente em 10 estados e Distrito Federal, num total de 37 cidades. Sua plataforma de negócios conta com mais de 243 mil imóveis e mais de 9.000 corretores associados, dos quais 2.961 atuam nas franquias da empresa. Outro fator relevante é a evolução no processo de captação de imóveis da empresa: mais de 3.000 novas unidades para venda ou locação são adicionadas mensalmente no sistema compartilhado de imóveis, o LopesNet. Até setembro passado, a Rede Lopes atingiu a soma de R$ 2,2 bilhões em vendas em todo o Brasil, e já representa 40% do Valor Geral de Vendas (VGV) total do Grupo Lopes.
“A entrada em operação da nova loja na capital goiana é estratégica para que as metas de expansão da Rede Lopes sejam atingidas em 2020”, afirma o presidente do Grupo Lopes, Marcos Lopes, que veio a Goiânia para a inauguração. Segundo o empresário, um dos mais respeitados no setor imobiliário brasileiro, Goiânia é um importante polo econômico da região Centro-Oeste do País.
“Isso faz Goiânia ser apontada como uma das cidades que mais crescem em termos de lançamentos imobiliários, com o surgimento de imóveis de alto padrão em bairros valorizados e exclusivos”, diz Marcos Lopes. Segundo dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) houve um crescimento de 130% na quantidade de lançamentos se comparado os meses de janeiro e setembro de 2018 e 2019. Nestes mesmos meses deste ano, o mercado contabilizou acréscimo de 10% nas unidades vendidas, que resultou no total de R$ 2,1 bilhões contra R$ 2 bilhões de 2018.
Para o presidente do Grupo Lopes, Goiânia sempre foi um mercado resiliente mesmo nos anos de maior crise – de 2014 a 2016, com queda nas vendas de imóveis superior a 17% – mas agora o momento é de retomada em nível nacional, principalmente nos segmentos de médio e alto padrão, com uma projeção de crescimento de 10% nos lançamentos e vendas de imóveis na comparação com 2018. “Os indicadores apenas reforçam as projeções de que o mercado imobiliário brasileiro retomou de forma consistente sua expansão”, afirma Marcos Lopes.
O diretor-executivo da Rede Lopes, Matheus Fabricio, lembra a importância de a operação ser liderada pelos sócios-diretores Murilo Feitosa e Sereno Leão, reconhecidos pelo mercado como especialistas na indústria imobiliária e experientes em relação às características regionais de Goiânia. “Estamos muito confiantes no sucesso da nova loja da Rede, em Goiânia. A equipe de profissionais é de primeira linha e competirá em igualdades de condições para ocupar um lugar de destaque no ranking das corretoras franqueadas já em 2020”, complementa Matheus Fabrício.
Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Murilo Feitosa foi corretor de imóveis por 16 anos, passou pelos cargos de gerente imobiliário e diretor comercial por oito anos com o foco em lançamentos imobiliários das maiores incorporadoras do País. Sereno Leão também comandará a empresa. Ele é graduado em administração de empresas pela Cambury, formado no renomado Carlos Rosário Internacional em Washington D.C. (EUA), com MBA em Direito Imobiliário pelo Dalmass – Escola de Líderes, além de sido corretor de imóveis e perito avaliador durante 11 anos. Foi diretor comercial por oito anos em Goiânia e Curitiba, além de ter atuando diretamente com as maiores incorporadoras do Brasil.
“Estamos muito otimistas, principalmente pela receptividade que temos encontrado por parte dos colaboradores, pois antes mesmo de inaugurarmos, já tínhamos uma equipe de 70 corretores de imóveis associados”, afirma Sereno. Feitosa também comemora as parcerias que tem fechado com as incorporadoras que, segundo ele, recebeu a Lopes “de braços abertos”.
Transformação Digital
Líder do mercado imobiliário nacional e Top of Mind no setor de imóveis, o Grupo Lopes tem priorizado o investimento nas áreas de tecnologia e inovação. O movimento faz parte do projeto de transformação digital da Lopes com o desenvolvimento de uma plataforma digital integrada que tem por objetivo otimizar a atuação dos públicos envolvidos na operação e modernizar a experiência do cliente na compra ou venda de um imóvel.
O processo de transformação digital do Grupo Lopes teve início há cerca de 10 meses e o projeto envolve a criação de uma plataforma digital única oferecendo ao mercado uma gama de serviços inovadores, proporcionando inúmeros benefícios aos seus clientes, corretores, franqueados, incorporadoras, sistema financeiro e demais públicos envolvidos na operação.
No primeiro semestre, a companhia criou o Lopes Labs, hub de tecnologia e inovação do Grupo, que foi um passo importante no programa de transformação digital e da própria cultura de gestão da empresa, reforçando o posicionamento de liderança e capacidade de inovação da marca. O Lopes Labs é composto hoje por uma equipe de quase 80 pessoas, e tende a crescer nos próximos meses. O foco se dará no desenvolvimento de soluções e novos canais digitais para clientes, incorporadores e corretores associados. Para alavancar os resultados e acelerar o desenvolvimento da sua nova plataforma, a Lopes acessou o mercado de capitais em uma captação de quase R$ 150 milhões em novembro.