Revisitas Identitárias- criadora de “Pretinhas Leitoras” ministra curso no CCBB Educativo

Revisitas Identitárias- criadora de "Pretinhas Leitoras" ministra curso no CCBB Educativo

Revisitas Identitárias- criadora de “Pretinhas Leitoras” ministra curso no CCBB Educativo

TRANSVERSALIDADES – REVISITAS IDENTITÁRIAS

O CCBB Educativo – Arte & Educação realiza, curso Transversalidade ministrado pela educadora Elen Ferreira. Criadora do projeto “Pretinhas Leitoras”, ela aborda as “Memórias em arte-educação-infâncias e Território no contexto da Pequena África”.

Em revisitas, os diálogos sobre a criação do Projeto Pretinhas Leitoras são investigados e aprofundados para a discussão de camadas mais profundas que abordarão a interseccionalidade das opressões que cotidianamente ameaçam a liberdade; as narrativas se desenvolvem a partir das vivências na Região Portuária do Rio de Janeiro, no Morro da Providência – Primeira Favela do Brasil e chama a atenção para o protagonismo infantil e juvenil na contemporaneidade onde as infâncias emergem como o presente potente que sonha ser livre.

“Os saberes originários e ancestrais que estão no mexer dos corpos infantis pretos contam histórias ainda distantes das salas de aula e dos livros didáticos. Promotores de educações outras, transatlânticas, comunitárias, transgressoras do tempo, fundamentam as relações de pertencimento e identidade de crianças e adultos. Como se perpetuam apesar das invisibilizações sistêmicas?”, questiona Elen.

Sobre o Curso:

O Transversalidades é um curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Sobre o CCBB educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais através de atividades presenciais, on-line, ou mesmo por meio de conteúdos digitais disponibilizados em formato de vídeos, textos e podcasts. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Serviço:

Duração: 2 horas

Encontro em formato webinar (acessível em Libras)

Vagas: 100

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Vinkmag ad

Isabel Almeida

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.

Read Previous

389 tem burger do dia por R$ 22,90

Leia a seguir

Confira os classificados de Brasília da primeira etapa do concurso O Quilo é Nosso

dezembro 3, 2021