TECNOLOGIA, INTERATIVIDADE E TRABALHO EM GRUPO 

Gamificação é estratégia para aumentar o engajamento e aprendizado

Os jogos de RPG se desenvolveram ao longo de gerações e se consolidaram como cultura em um mundo cada vez mais tecnológico. Quem nunca ouviu falar em Dungeons & Dragons, Tibia, Diablo ou Warcraft? Para muitos, esse estilo é um grande passatempo, porém, a prática pode ir muito além da diversão.

A professora de Física do curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT, Claudia Gimenez, percebeu a potencialidade do RPG para transformar as práticas e assim produzir melhoria do aprendizado nas aulas e, desde 2019, utiliza a estratégia de gamificação com os alunos.

Para isso, criou o aluno-monitor da turma, ou “narrador da aventura” (mestre). “Adotamos um sistema base de RPG que foi customizado, nos permitindo avaliar as competências desenvolvidas na matéria “Cálculo e Física do Movimento”. O sucesso dessa avaliação e o engajamento dos alunos foi tão grande que outras turmas de períodos mais avançados vieram nos solicitar participação nessa metodologia”, afirma Claudia.

De acordo com a professora, a gamificação oferece um ambiente diferenciado aos alunos, deixando-os aptos para atuar em um universo profissional que requer a solução de problemas através de habilidades digitais e conhecimento crítico. “Essa geração entende e respeita os papéis de cada um, a mecânica e as regras dos jogos. O uso do RPG auxilia os alunos a assumir o controle de seu processo de aprendizagem, reforçando o trabalho em equipe e a colaboração, ao invés da competição”, avalia.

Para Mércia Rodrigues, Coordenadora de Ensino Superior da Faculdade SENAI CETIQT, “Aqui na instituição buscamos fazer com que o aluno aprenda de forma prática e seja capacitado para o mercado de trabalho. Para isso, utilizamos kits didáticos, simulações e jogos”.

NOVAS TURMAS DE ENGENHARIA QUÍMICA

O curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT habilita o aluno a desenvolver produtos, equipamentos e processos químicos e bioquímicos, além de conceber e coordenar projetos, processos e serviços de engenharia química. As inscrições para as turmas 2021.1 estão abertas até o dia 11/2/2021. As matrículas podem ser realizadas através do site www.senaicetiqt.com.

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.