Bsb Flash

RPG como aprendizado no SENAI CETIQT

TECNOLOGIA, INTERATIVIDADE E TRABALHO EM GRUPO 

Gamificação é estratégia para aumentar o engajamento e aprendizado

Os jogos de RPG se desenvolveram ao longo de gerações e se consolidaram como cultura em um mundo cada vez mais tecnológico. Quem nunca ouviu falar em Dungeons & Dragons, Tibia, Diablo ou Warcraft? Para muitos, esse estilo é um grande passatempo, porém, a prática pode ir muito além da diversão.

A professora de Física do curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT, Claudia Gimenez, percebeu a potencialidade do RPG para transformar as práticas e assim produzir melhoria do aprendizado nas aulas e, desde 2019, utiliza a estratégia de gamificação com os alunos.

Para isso, criou o aluno-monitor da turma, ou “narrador da aventura” (mestre). “Adotamos um sistema base de RPG que foi customizado, nos permitindo avaliar as competências desenvolvidas na matéria “Cálculo e Física do Movimento”. O sucesso dessa avaliação e o engajamento dos alunos foi tão grande que outras turmas de períodos mais avançados vieram nos solicitar participação nessa metodologia”, afirma Claudia.

De acordo com a professora, a gamificação oferece um ambiente diferenciado aos alunos, deixando-os aptos para atuar em um universo profissional que requer a solução de problemas através de habilidades digitais e conhecimento crítico. “Essa geração entende e respeita os papéis de cada um, a mecânica e as regras dos jogos. O uso do RPG auxilia os alunos a assumir o controle de seu processo de aprendizagem, reforçando o trabalho em equipe e a colaboração, ao invés da competição”, avalia.

Para Mércia Rodrigues, Coordenadora de Ensino Superior da Faculdade SENAI CETIQT, “Aqui na instituição buscamos fazer com que o aluno aprenda de forma prática e seja capacitado para o mercado de trabalho. Para isso, utilizamos kits didáticos, simulações e jogos”.

NOVAS TURMAS DE ENGENHARIA QUÍMICA

O curso de Engenharia Química da Faculdade SENAI CETIQT habilita o aluno a desenvolver produtos, equipamentos e processos químicos e bioquímicos, além de conceber e coordenar projetos, processos e serviços de engenharia química. As inscrições para as turmas 2021.1 estão abertas até o dia 11/2/2021. As matrículas podem ser realizadas através do site www.senaicetiqt.com.

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Kamaizar Lidera em App Palco MP3 como um dos mais baixado em MG

De origem humilde e da cidade de Curvelo no interior do estado de Minas Gerais, localizada há cerca de 168 km de Belo Horizonte, nasceu

“Mundo Diferente”: mesmo escrita antes da Pandemia, música tem letra que retrata momento atual

Uma música que começou a ser escrita há alguns anos e finalizada uma semana antes da Pandemia Mundial do Coronavírus, tem muito a ver com

Vinhedo Girassol promove visitação com degustação na plantação de uvas Syrah no cerrado

Clima e solo propícios para a plantação de uvas, somados ao sistema de Dupla poda, que conduz as uvas  para o amadurecimento no período seco

Doença Falciforme afeta 7 milhões de brasileiros e metade da população diz desconhecer a doença

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme é celebrado em 19 de junho para trazer conhecimento sobre o caso 47% da população diz

%d blogueiros gostam disto: