Saiba a importância das instalações elétricas em uma edificação

Os dispositivos de proteção elétrica aumentam a segurança, previnem choques elétricos, sobreaquecimento e até incêndios
Seja em uma residência, ponto comercial ou edificação, a parte elétrica é um setor que merece atenção. Quando feita dentro das normas de segurança exigidas pelos órgãos competentes, garante além da segurança, o funcionamento eficaz e o conforto.

A instalação elétrica é um conjunto formado por fios, cabos e outros acessórios com características coordenadas entre si e essenciais para o funcionamento de um sistema elétrico.Os dispositivos de proteção elétrica têm a função de aumentar a segurança das instalações, prevenindo contra choques elétricos, sobreaquecimento ou surtos de corrente ou tensão, conforme explica Júlio Seype, diretor da Seype Engenharia, empresa especializada no serviço.

“Conforme a norma técnica brasileira NBR 5410 que trata das instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V), os dispositivos são obrigatórios em uma instalação. Os três principais são: Disjuntor, DPS  (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) e IDR (Interruptores Diferenciais), pontua Júlio. E completa: “Instalações feitas de qualquer jeito podem gerar muitos problemas, como uma simples lâmpada queimada, passando por choques elétricos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios”, pontua o engenheiro.

Ainda segundo o especialista, toda construção deve ter um projeto elétrico pois, por meio dele, será possível definir e indicar os pontos de iluminação, as tomadas, os interruptores, os circuitos elétricos, a posição do quadro de distribuição e dos dispositivos de proteção da edificação.

É importante que a  execução do projeto seja realizada por profissionais da área elétrica e norteada por algumas normas como, por exemplo, a NBR 5410, que dispõe sobre instalações elétricas de baixa tensão, pois assim o processo garante que os projetos não ofereçam riscos aos envolvidos.

“Esse planejamento é essencial porque podemos entender a necessidade real de cada item que compõe a instalação. Levamos em conta todos os aparelhos eletrônicos que serão utilizados, assim como portões elétricos, ar condicionado, elevadores e por aí vai,”detalha Júlio Seype.

Benefícios de quem investe em um projeto de instalação elétrica:

Segurança: abrir mão de um projeto de instalação elétrica é colocar em risco as pessoas que fazem parte do ambiente, bem como todos os eletrodomésticos e equipamentos que se alimentam de energia elétrica no local, uma vez que o dimensionamento de carga incorreto pode queimar e causar grandes transtornos.

Economia: o projeto elétrico conta com informações básicas que são muito importantes durante a obra ou reforma. Com ele é possível saber, por exemplo, a metragem dos fios que serão utilizados para a instalação, evitando o desperdício de material comprado.

Praticidade: o projeto elétrico diminui drasticamente a possibilidade de instalações em lugares errados, a possibilidade de ocorrer curtos-circuitos, choques elétricos, mal desempenho dos aparelhos e até incêndios.

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Nobelina: a representação da mulher nordestina e suas garras

Leia a seguir

BBB 21: Humorista solta o verbo sobre Carla Diaz, “Vergonha para as mulheres”

novembro 27, 2021