Saiba como se preparar para o dia de uma grande prova de corrida
Saúde

Saiba como se preparar para o dia de uma grande prova de corrida

Para obter sucesso durante o percurso, é fundamental estar com uma alimentação equilibrada e com o corpo hidratado

 Segundo a Federação Paulista de Atletismo, a corrida de rua vem crescendo significativamente no país. Em 2016, mais de 469 provas foram palco para 820 mil corredores em diferentes cidades brasileiras. Entrando para estatística, Brasília receberá, no dia 15 de setembro, a 8ª Corrida Oba, na Esplanada dos Ministérios, às 7 horas da manhã, para estimular o exercício físico e a boa alimentação.

Quem pratica a modalidade esportiva sabe a importância de uma alimentação equilibrada para manter o corpo com energia o suficiente para conseguir finalizar as provas. Uma das dicas iniciais para aqueles que ainda estão conhecendo este mundo é apostar nos carboidratos das frutas.

De acordo com Renata Guirau, nutricionista da Rede Oba Hortifruti, o consumo adequado de frutas mantém a imunidade forte, o que é importante àqueles que praticam atividades físicas intensas, levando em consideração o enfraquecimento do sistema imunológico neste período. “Quando consumidas de forma moderada, opções como banana, manga, melancia e uvas são ótimas fontes de carboidrato, além de gerarem uma digestão fácil”, explica.

A nutricionista ainda pontua que, caso a corrida tenha duração maior do que uma hora ou uma hora e meia, é necessário repor os carboidratos no corpo para ajudar a melhorar o rendimento até o final do percurso. Nesse caso, alguns suplementos, como gel, isotônicos e maltodextrina, são ideais para fornecer esse suporte.

Aliada à alimentação, a hidratação é outro fator indispensável para um bom desempenho durante o percurso. Entretanto, é importante frisar que a ingestão exagerada de água pode atrapalhar os competidores. Isso se deve ao fato de que muitos minerais são perdidos, através do suor humano, e, com o excesso do líquido, os minerais que sobram no corpo diminuem ainda mais na corrente sanguínea.

“Beber de 300 a 500 ml de água, 30 minutos antes de iniciar a corrida, é o indicado para os participantes, pois ajuda a não sentir tanta sede durante o treino e melhora o rendimento. No dia anterior às corridas matutinas ou durante o dia, quando a corrida for noturna, também é importante aumentar a ingestão de líquidos”, aconselha Guirau.

Sem dúvidas, a chave para um bom desempenho nas provas de corridas é compreender o próprio corpo, principalmente no que diz respeito aos sinais que ele transmite – inclusive os de fome.

“Antes da prova, algumas pessoas podem precisar comer, enquanto outras se sentem melhor correndo em jejum”, contextualiza a nutricionista. Cada corpo possui suas particularidades, portanto, é imprescindível se conhecer para identificar a melhor maneira de se preparar para corridas e outras atividades físicas.

Acesse: www.obahortifruti.com.br

 Siga o ObaHortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

NOSSAS LOJAS

–  212 Sul

– Sudoeste (CLSW 302)

–  306 Norte

– 209 Norte

–  Lago Sul (QI 9)

– Lago Sul (SMDB Cj. 12)

–  Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)

–  Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)