Bsb Flash

Saiba os benefícios da medicina integrativa na dermatologia

Você já ouviu falar em Medicina Integrativa? Essa prática da medicina visa reafirmar a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Ela considera aspectos do paciente como um todo e emprega todas as abordagens terapêuticas adequadas em um tratamento.

Por ser tão especial, no próximo dia 23 de janeiro é celebrado o Dia Internacional da Medicina Integrativa. Nessa modalidade, o paciente é a figura principal em todo o processo. Ele deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde. “É como se o paciente fosse seu próprio agente de saúde por meio de sua responsabilidade individual”, pontua o dermatologista Erasmo Tokarski.

A abordagem pela medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações e defende que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa. Associada ao tratamento da medicina convencional, a prática também faz uso dos conhecimentos das medicinas tradicionais, como práticas meditativas, técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena, uso de fitoterápicos, sempre baseados em evidências científicas em relação à segurança e eficácia.

Na dermatologia, a abordagem da medicina visa compreender o que está por trás das desordens apresentadas na pele, unhas e cabelos do paciente. Conforme explica o especialista, o objetivo é ampliar o olhar sobre os problemas que causam determinados sintomas e manifestações no órgão.

“A literatura aponta que a maioria das doenças estão, claramente, associadas a questões orgânicas sistêmicas e, por este motivo, é que é importante investigar os inúmeros aspectos envolvidos. Assim, é possível considerar toda a qualidade de vida do paciente e como isso interfere na saúde da pele”, explica Tokarski.

O profissional destaca que, atualmente, as pessoas, de forma geral, procuram por tratamentos preventivos, já pensando na longevidade e em uma forma de chegar bem na maior idade. Segundo Erasmo ToKarski, isso se dá porque além do aspecto visual, houve a compreensão que é importante sentir-se bem nas mais diferentes fases da vida.

“O que percebemos ao longo dos anos é uma consciência maior com a saúde de forma geral. É comprovado que cuidar do corpo e da mente traz benefícios para a saúde como um todo. Quando se compreende o que envolve um problema, tratamos a causa dele na forma interna e não apenas no externo, com as manifestações na pele”, afirma.

Quais são os benefícios da abordagem integrativa?

Atualmente, à medida que os especialistas e a ciência comprovam que o corpo humano tem o organismo integrado, a aplicação de cuidados multidisciplinares se faz mais importante.
Uma dor crônica difícil de diagnosticar e, consequentemente, de tratar, por exemplo, afeta diretamente o bem-estar físico e mental.

Para o dermatologista Erasmo Tokarski, o principal benefício da abordagem multidisciplinar é enxergar o paciente como um todo e proporcionar um atendimento humanizado.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Midnight Guest potencializa o occult rock em EP de estreia

Projeto do músico Daniel Stunges recebe vocais do cantor canadense Kjetil Landsgard Como uma ponte entre o presente e o passado, Midnight Guest sintoniza o

Dia das Mães: confira as opções nos restaurantes do DF 

Além do atendimento presencial, todas as casas oferecem a opções para delivery e take out  Anualmente, o Dia das Mães é uma data para celebrar

Como evitar um apagão de profissionais de Tecnologia da Informação?

Em live gratuita promovida pelo IESB, professores vão orientar como se preparar para este mercado que deve abrir 420 mil vagas de trabalho no Brasil

iFood amplia formas de pagamento com PIX

Usuários do aplicativo poderão realizar pagamento dos pedidos também com chave do PIX São Paulo, 06 de maio de 2021 – A partir de hoje,

%d blogueiros gostam disto: