Neto e filho de políticos ( O avô, Ramiro Saturnino Braga, ligado ao ex- presidente  Nilo Peçanha, e o pai, Francisco Saturnino Braga, amigo do ex-senador  Amaral Peixoto – genro de Getúlio Vargas- , foram deputados federais pelo Rio de Janeiro) e eleito muitas vezes, desde que se candidatou,  pela primeira vez, aos 30 anos, à Câmara Federal pelo extinto PSB, em 1962,  o ex-senador Saturnino Braga, 88,   vai lançar dia 2 de dezembro, na  Livraria da Travessa de Ipanema, o livro Meu Querido Brasil.
“São memórias sobre meu avô, meu pai, minha família, meus gurus na política, meus amigos e sobre o país que amo  “- disse ele, que se formou em engenharia nos anos 50, tornou-se funcionário por concurso, do BNDES, em 1960,  foi aluno de Celso Furtado na Cepal e ocupou , até 2006 ( quando trocou carreira de politico pela de escritor e gestor – é o presidente do Instituto Casa Grande e do Centro Celso Furtado) cargos de deputado federal, senador, prefeito e vereador.
Fundador do MDB, ganhou sua primeira eleição para o senado em 1974, com o apoio de Amaral Peixoto ( marido de Alzira Vargas e pai de Celina Vargas), contra o marechal Paulo Torres, que buscava a reeleição pela Arena.
 Em 1979, com o fim do bipartidarismo, foi um dos fundadores do PMDB ( hoje, novamente MDB) e liderou a corrente que fazia oposição ao ex-governador Chagas Freitas.
A convite de Leonel Brizola, foi para o PDT e formou em 1982 a histórica chapa ( Brizola- Darcy Ribeiro-Saturnino) que venceu as eleições de 1982.
Em 1985, foi o primeiro prefeito eleito para o Rio de Janeiro, após a redemocratização.
Em 1996, elegeu-se vereador e voltou ao senado em 1998. No livro, Saturnino fala de sua amizade com Getúlio Vargas, Juscelino kubitschek, Jango, Brizola, Lula, Ulysses Guimarães e Tancredo Neves. Entre outros amigos. A edição é da Alameda, Casa Editorial.
Artigo anteriorPaulo Lins e Silva fala em entrevista sobre seu novo livro
Próximo artigoFinal de semana regado a pop rock e sertanejo no Stadt Bar & Music
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.