Semana da(o) Psicóloga(o) 2021 debate o impacto da pandemia em diversos aspectos da sociedade brasileira

Principal evento do calendário anual do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP09) contará com palestrantes de todo o Brasil e poderá ser inteiramente acompanhado pela internet

O impacto da pandemia da Covid-19 na formação e no exercício profissional de psicólogas e psicólogos é o tema que permeia os debates e discussões da extensa programação da Semana da(o) Psicóloga(o) 2021. O principal evento anual do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP09) acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, com palestras, mesas redondas, conferências e rodas de conversa, comandadas por renomados profissionais da psicologia de todo o Brasil. O evento marca as comemorações pelo Dia da(o) Psicóloga(o), celebrado em 27 de agosto – data que remete à regulamentação da profissão no Brasil, por meio da Lei 4.119/62, sancionada em 1964, há 57 anos.

A programação do evento foi elaborada em colaboração com as instituições de ensino que oferecem o curso de Psicologia em Goiás, com o objetivo de envolver a comunidade acadêmica nas principais discussões que abrangem a profissão atualmente. A edição 2021 conta com o apoio do Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), Faculdade Pitágoras, Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Centro Universitário Cambury (UniCambury), Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG), Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps), Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) e Faculdade Estácio de Sá.

A programação será inteiramente gratuita, mediante inscrição antecipada na plataforma online Sympla. As atividades serão transmitidas ao vivo por meio da plataforma Zoom. Toda a programação poderá ser acompanhada por estudantes e profissionais de psicologia e também pela comunidade em geral. Os participantes receberão certificados de participação para cada uma das atividades acompanhadas.

A abertura do evento, no dia 23 de agosto, a partir das 18h30, contará com um momento cultural marcado por uma performance de dança em vídeo no estilo zouk e contemporâneo. Em seguida, a conferência de abertura discutirá o tema “A psicologia e a pandemia: debates sobre a ciência e a ética na atuação e na formação profissional”, com a conferencista convidada Graziela Reis, pesquisadora em Psicologia.

Formada pela PUC de Minas Gerais, Graziela possui mestrado em saúde pública e pós-mestrado em atenção informada ao trauma (PMT) no Springfield College Massachusetts. Nos Estados Unidos, ela foi coordenadora de apoio aos pais em um programa de adoção. Atualmente, a psicóloga trabalha na Yale Escola de medicina, Departamento de Psiquiatria, no programa de saúde comunitária. Os serviços de saúde mental para minorias e a educação estão entre os principais temas de interesse da profissional.

Ao longo de cinco dias de extensa programação, a Semana da(o) Psicóloga(o) 2021 debaterá também temas como o impacto emocional da pandemia em crianças e adolescentes, os desafios da atuação pautada na ciência em tempos de fake news, a importância do estágio na formação do profissional de psicologia, o cenário de isolamento social e outras transformações impostas pelo novo coronavírus. Confira em anexo a programação completa do evento e os links para acompanhar cada uma das atividades.

Serviço:

Evento: 
Semana da(o) Psicóloga(o) 2021
Tema: A psicologia e a pandemia: debates sobre a ciência e a ética na atuação e na formação profissional.
Data: 23 a 27 de agosto de 2021
Como participar: inscrição gratuita por meio da plataforma online Sympla
Local: Ambiente virtual do CRP09 (aplicativo Zoom)

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Favela em Movimento: Cufa DF promove dia de integração comunitária

Leia a seguir

A Renúncia de Jânio, há 60 anos, é tema de live em Brasília

setembro 24, 2021