Semana Plantas Medicinais na Saúde do Planeta movimenta Brasília
Oficinas

Semana Plantas Medicinais na Saúde do Planeta movimenta Brasília

Semana Plantas Medicinais na Saúde do Planeta movimenta Brasília

Plantas medicinais, agrofloresta e cultura indígena serão temas abordados nas palestras e cursos que integram a Semana Plantas medicinais na saúde do planeta, que ocorrerá de 28 de setembro a 6 de outubro de 2019, promovido pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais – IECAM – no espaço Petit Jardin (715 bloco B casa 30), que em seu quintal abriga 300 espécies de plantas e é frequentada por moradores e visitantes de Brasília.

Aliarmo-nos ao reino vegetal e incorporarmos o cultivo e o uso das plantas na alimentação e no restabelecimento da saúde é um passo importante no sentido de ressignificar o espaço urbano e despertar os citadinos para os seus reais direitos e deveres relacionados ao ambiente e recuperar nossa cidadania.

O mundo assistiu atônito ao aumento descontrolado dos focos de incêndio que varreram do mapa milhares de hectares de Floresta, durante o último mês de agosto. Em meio a crise na Amazônia torna-se urgente resgatar formas de relações com o meio ambiente que visem o futuro, respeitando o modo de vida das comunidades locais. As plantas têm muito a nos ensinar, observando-as podemos aproveitar seus inúmeros benefícios. São seres inteligentes que abrem a intuição, a criatividade e estimulam a cultivar nossas virtudes interiores.

A floresta e seus povos clamam por ajuda, como poderemos ajudá-los? Essas e outras questões serão debatidas com Vera Fróes e um time de especialistas em conservação da biodiversidade, biocultura e sustentabilidade.

É um convite para todos os que se interessam no bem estar do planeta e estão atentos que somos uma pequena parte de um organismo maior que interliga os diferentes ecossistemas, por meio de delicadas conexões.  

 Serviço:

Curso de Farmácia Caseira – Vera Fróes – 28 e 29 de setembro.

Palestra Gratuita: Igor Aveline (Projeto Re-Ação); Fábio Neves (Hortelão); Kamuu Dan (escritor Wapichana); Maria Abadia (Sítio Geranium) e Vera Fróes (IECAM) – 3 de outubro.

Curso de Fitocosmética com Etnobotânica -Vera Fróes – 5 e 6 de outubro.

 Programação:

Curso de Farmácia Caseira – Vera Fróes – 28 e 29 de setembro.

Palestras Gratuitas: Igor Aveline (Projeto Re-Ação); Fábio Neves (Hortelão); Kamuu Dan (escritor Wapichana); Maria Abadia (Sítio Geranium) e Vera Fróes (IECAM) – 3 de outubro.

Curso de Fitocosmética com Etnobotânica -Vera Fróes – 5 e 6 de outubro.

Curso de Farmácia Caseira com Vera Fróes

Dias: 28 e 29 de setembro

Horário: 14h às 18h (sábado) e das 9:00 às 17:00 (domingo)

Local: Petit Jardin

No curso de Farmácia Caseira o participante será capaz de identificar a farmácia verde composta de 40 espécies e a preparar corretamente as ervas, observando a influência lunar e os estudos alquímicos de Paracelso. A abordagem estabelecerá a conexão entre o conhecimento popular e o conhecimento científico, apresentando as recentes pesquisas na área da saúde física e mental.

Conteúdo:

– Farmácia verde: usos tradicionais e científicos de 40 espécies

– Princípios ativos: tanino, óleo essencial, alcalóide e mucilagem.

– Preparações botânicas: extrato, xarope, pomada, repelente

– Plantas femininas: fitohormônio e menopausa.

Investimento: 390,00 incluídos Certificado digital e E-book.

Palestra gratuita: Plantas Medicinais na Saúde do Planeta.

Dia: 3 de outubro de 19:00 às 22:00

Local: Petit Jardin (715 bloco B casa 30)

Palestras e roda de conversa com os especialistas:

Igor Aveline: Agroflorestas Urbanas.

Geógrafo, agroecólogo, mestre em Desenvolvimento Sustentável e especialista em Sistemas Agroflorestais, idealizador do Coletivo Re-Ação 206 norte, responsável pela maior agroflorestal urbana do Brasil.

Fábio Neves VieiraIdentificação das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC´S).

Criador do movimento Hortelão, um serviço para a promoção de hortas e jardins agroecológicos, cursos, oficinas e venda de mudas e produtos orgânicos.

Kamuu Dan : Cultura Indígena.

Escritor indígena, do povo Wapichana. Olavo Batista da Silva ou Kamuu Dan (Filho do Sol), nascido na capital de Boa Vista-RR.  Em 2015, participou pela 1ª vez do Concurso Tamoio para escritores indígenas da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil – FNLIJ com o conto “A Árvore dos Sonhos”, sendo premiado em 2º lugar, e com  “O Sopro da Vida”, uma história que tem como protagonista uma criança wapichana nascida numa comunidade indígena em situação urbana que vê as sementes doentes e quer salva-las! Premiado em 1º lugar em 2017 e em 2019 o conto “O sopro da Vida”, foi publicado pela Editora Expressão Popular, em outubro será lançado o seu segundo conto intitulado ” Presente de Makunaimã” pela Editora AUA.

Maria Abadia Chaves Barberato: Sítio Geranium

Abadia é administradora do Sítio Geranium, um centro de referência em Educação Socioambiental e produção de alimentos orgânicos. Também oferece espaço para realização de cursos e eventos. O Sítio funciona como um ambiente vivo para trocas, aplicação, ensino e pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de uma cultura da sustentabilidade.

 Vera Fróes: O que as Plantas nos dizem?

Historiadora, especializada em Gestão de Inovação em Fitomedicamentos da Biodiversidade Brasileira, pela Fiocruz, fitoterapeuta, etnobotânica com experiências com 35 anos na área, vice presidente do IECAM.

Na ocasião será lançado o livro Santo Daime: Cultura Amazônica, de Vera Fróes, 3a. edição ampliada e com fotos inéditas e Exposição do Livro “O Sopro da Vida” de Kamuu Dan. Também haverá sorteio de bolsas integrais para participação nos cursos de Farmácia Caseira e Fitocosmética com Etnobotânica.

Maria Abadia

CURSO DE FITOCOSMÉTICA COM ETNOBOTÂNICA com Vera Fróes

Dias: 5 e 6 de outubro9

Horário: 14:00 às 18:00 (sábado) e das 9:00 às 17:00 (domingo)

Local: Petit Jardin (715 bloco B casa 30)

O curso de FITOCOSMÉTICA com Etnobotânica vem empoderar mulheres e homens no cuidado da saúde e da beleza, usando matérias-primas da natureza pouco manipuladas e biodegradáveis, criando produtos inspiradores. A pesquisa etnobotânica com conservantes, corantes, manteigas e óleos vegetais vem agregar valor a fitocosmética, onde o respeito à natureza e a valorização dos conhecimentos tradicionais são os princípios básicos. As mulheres mais lindas e inteligentes da história faziam seus próprios cosméticos. É uma boa oportunidade de aprender e criar sua própria fórmula de beleza, despertando o espírito criativo e criador que existe em cada um de nós.

A natureza ensina a cuidar da saúde e da beleza, aprender com ela a ser sustentável é o desafio do novo sistema. Cultivar as ervas e preparar produtos inspiradores e eficazes é estar em sintonia com o canal do Criador.” Vera Fróes

Conteúdo:

– Fitoterapia Preventiva: Tratamento de Revitalização

– Plantas Rejuvenescedoras: 12 guardiãs da beleza.

– Pesquisa etnobotânica: corantes, óleos e manteigas vegetais.

– Preparação de: colônia, macerado oleoso, creme, loção e xampu.

– Cuidados com a pele: peeling e máscara de argila.

Investimento: 390,00 incluídos certificado digital e E-book.

Inscrições e informações para as atividades: iecam.comunicacao@gmail.com ou 61 981300594 c/ Deborah Minardi

Link para fotos e material de apoio:

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1TNwP1p1jc3N3ffWqi1q3fXa-ul2Kgaeg

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AYhbiHrEMxs&feature=share&fbclid=IwAR3wcdjHjA2_ZHIUKYZRDhYBtrav0e1o2WRbtrePD3YVQ05EDJS4nqg8oPU