Educação patrimonial e estímulo ao turismo são medidas para conscientizar a população
Gustavo Cantuária, Arquiteto e Urbanista do Centro Universitário de Brasília (CEUB), comenta as perdas ao patrimônio histórico brasileiro e sugere medidas de educação e preservação do patrimônio tombado de Brasília.
Confira a entrevista na íntegra:
Qual é a importância de se preservar uma cidade como Brasília?
Brasília foi projetada de forma única e brilhante por Lúcio Costa para ser uma capital diferenciada, não apenas no Brasil, mas no mundo. A cidade, que é tombada como patrimônio mundial e considerada uma grande galeria a céu aberto, deve ser preservada em sua integridade e tem que ser respeitada.
Temos que pensar no Eixo Monumental com seu propósito inicial: para ser usufruído, no cotidiano, no trabalho e na vivência espacial da cidade, uso turístico e manifestações democráticas. O espaço é para ser usado para o bem. Essa é a beleza que tem que ser lembrada, elogiada preservada e até mesmo estimulada.
Qual alerta que depredações como essas acende?
GC: Os acontecimentos recentes precisam ser punidos com rigor e, consequentemente, a cidade precisa de um policiamento mais efetivo. A Praça dos Três Poderes é um espaço público, de manifestações pacíficas, e principalmente de interesse cultural para visitação e turismo. Não podemos deixar que esse evento macule as excepcionais intenções do projeto de Lúcio Costa. A questão da preservação e da segurança precisam ser reforçadas, mas de modo algum o espaço urbanístico deve ser alterado. O espaço tem que ser popular e essa galeria a céu aberto tem que ser preservada.Qual é a importância da educação para evitar esse tipo de vandalismo?
As escolas precisam ensinar a noção de valorização do patrimônio cultural, a fim de despertar o pertencimento cultural e educacional entre as crianças. É preciso divulgar a importância da preservação e educar desde cedo, para que todo o brasileiro entenda a riqueza que existe em Brasília e em todo o país. Nesse sentido, a educação patrimonial é vital para a preservação cultural brasileira, preservação dos monumentos e beleza das cidades. Nomes como o de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Burle Marx, Athos Bulcão, Bruno Giorgi, Marianne Peretti, Di Cavalcanti, Portinari devem estar na formação educacional de todos os brasileiros, para gerar o entendimento coletivo do nosso rico patrimônio cultural.E em termos do potencial do turismo na cidade?
Outro ponto importante é o estímulo ao turismo, principalmente para mostrar a riqueza de Brasília, de forma que as pessoas conheçam essa maravilha que existe no centro do Brasil. Incentivos para que turistas brasileiros e de fora, visitas de escolas de vários estados devem ser revistos também, principalmente para quem visita levar essas informações de volta ao estado de origem, para que a população perceba a necessidade de preservar seus próprios movimentos e tentar ainda estimular a questão patrimonial como parte da educação da educação brasileira.