V Centenário da primeira volta ao mundo
Cultura

V Centenário da primeira volta ao mundo

Réplica da rota da expedição Magalhães-Elcano pelo Navio- scola da Armada Espanhola: “Juan Sebastián de Elcano”

A réplica da Primeira Circum-navegação marca a dimensão internacional da comemoração de uma gesta espanhola que mudou o mundo para sempre.

Ao longo deste ano e nos três seguintes, comemorar-se-á um dos maiores feitos da história da humanidade: a primeira circum-navegação da terra.
Sob o comando do Capitão General, Fernando de Magalhaes, uma expedição com mais de duzentos homens de diferentes nacionalidades partiu de Sanlúcar, Espanha, no dia 20 de setembro de 1519, a bordo de uma armada organizada, promovida e amparada pela Coroa espanhola.

Depois de navegar mais de 14.000 léguas, explorar novas rotas e descobrir desconhecidos mares e terras, superando múltiplas adversidades, 18 homens a bordo da Nau Victória, tendo no comando o navegante Juan Sebastián de Elcano, completam o grande feito e retornam ao ponto de partida no dia 6 de setembro de 1522. “Primus Circundedisti Me”.
Esta façanha mudou para sempre o rumo da humanidade por ter estabelecido laços e intercâmbios intercontinentais de diferentes maneiras, que permitiram transformar e unir mercados, sociedades e culturas, bem como conceber, pela primeira vez na história, um mundo inédito, global e compartilhado.

A dimensão internacional da primeira circum-navegação do mundo é o ponto essencial da comemoração de um acontecimento que mudou esse mundo e cujos resultados influenciam até os dias de hoje.

Com o objetivo de firmar e proporcionar um fio condutor a esta dimensão internacional, o Navio-Escola da Armada “Juan Sebastián de Elcano” que, há mais de 90 anos, corta todos os mares, levando o nome do primeiro homem que deu a volta ao mundo, replicará a rota da expedição Magalhães-Elcano, arribando nos lugares aos quais a expedição visitou ou descobriu, na mesma data em que se completam 500 anos dessas efemérides.

O Navio-Escola da Armada “Juan Sebastián de Elcano, recalará, precisamente, nas iniciais datas da presença da expedição “Magalhães-Elcano” em portos do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Guam, Filipinas e Indonésia; começando no mês de dezembro, de 2019, no Rio de Janeiro-RJ..

A atracação do Navio-Escola “Juan Sebastián de Elcano” nos portos, coincidindo com as primeiras datas da passagem da expedição, por esses lugares, constituirá o ponto máximo das atividades comemorativas nesses países. Neste sentido, estão sendo coordenados programas com atividades institucionais, acadêmicas, culturais, de divulgação, náutico- desportivas e jornadas de encontro e convivência entre os alunos espanhóis e seus coetâneos do país anfitrião.