Bsb Flash

Vai sair de férias? Automação residencial é aliada para segurança

A segurança residencial é uma preocupação constante dos moradores das grandes cidades brasileiras. Devido aos crescentes índices de arrombamentos de casas e condomínios, principalmente no período de férias, os gastos com dispositivos de segurança tendem a aumentar. No Distrito Federal, segundo as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), em abril de 2020, os roubos a residências apresentaram o maior índice de casos do primeiro quadrimestre do ano. Foram 59 ocorrências registradas.

Para a equipe de segurança do Estado, os criminosos observam e estudam a rotinas dos moradores antes de executar o crime. Nesse sentido, a automação residencial e/ou em edificações auxilia com mecanismos para dificultar essa percepção para as más intenções, conforme explica o diretor da Seype Engenharia, Júlio Seype.

“A automação atua junto a várias vertentes: conforto, praticidade, segurança, entre outras. Com automação é possível, por exemplo, realizar programações para simular presença de pessoas, mesmo na ausência. Utilizar sensores em portas e janelas para identificar presenças de movimento. também pode-se fazer funcionar iluminação, ligar som, TV, tudo como se a edificação estivesse ocupada. Além disso, é possível integrar o sistema de alarme à automação para o caso de ter uma residência invadida”, detalha o engenheiro.

O mercado de segurança residencial conta com diversas oportunidades de serviços para melhor atender a quem procura utilizar a tecnologia. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial – AURESIDE, o setor cresce, uma média, de 10% ao ano e as empresas de automação residencial estão cada dia mais completas, com soluções que trabalham todos os princípios da tecnologia.

Ainda segundo Júlio, outro ponto forte do serviço é atribuído ao conforto e praticidade no dia a dia. Ele defende que a automação residencial é uma nova vertente da engenharia civil onde a tecnologia é utilizada para facilitar o dia a dia e as tarefas que uma pessoa faz em sua rotina e torná-las automáticas.

Como inserir a automação em uma edificação?

O especialista Júlio Seype, ressalta que o projeto de automação pode ser feito de duas maneiras: a primeira delas é incorporar os aparelhos necessários na casa durante o período de construção. A outra é converter uma casa já pronta. Para o especialista, a automação residencial é essencial na economia de energia, na praticidade e também na valorização dos imóveis.

“A integração entre os diversos dispositivos que temos hoje como celular, relógios inteligentes, assistentes de voz já nos permite uma maior comodidade. A automação residencial é tudo isso e um pouco mais. Ao agregar essa tecnologia em casa ainda é possível realizar a redução de consumo de energia. Caminhamos para um futuro em que será difícil ter um lar sem automação. Essa já é uma realidade dos prédios corporativos. Esse é o caminho”, finaliza o engenheiro.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Café das Orquídeas comemora São João com buffet de comidas juninas

Nos dias 24, 25 e 26 (quinta, sexta e sábado), casa oferecerá diversos quitutes à vontade das 17h às 20h  Em comemoração ao mês de

Livro infantil ‘O Reino do Tempo’ é a nova obra da escritora Isa Colli

No dia 26 de junho, a escritora e jornalista Isa Colli lança ‘O Reino do Tempo’. O novo título infantil da editora Colli Books traz

Menu de Inverno do Santé tem referências juninas

Menu de Inverno do Santé tem referências juninas

A chegada do inverno coincide com um dos períodos mais queridos dos brasilienses, as Festas Juninas. Unindo as duas referências, o Menu de Inverno das

A Fazenda Pública em Juízo

Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ , Luciano Bandeira, presidente da entidade, e Hilario Franklin, presidente da OAB de Nova Iguaçu, farão a abertura do

%d blogueiros gostam disto: