O projeto VELOCETTE & DENIS DE SAMPA tem essa essência rumo a um som diferente, buscando unir as melodias da banda VELOCETTE com as letras poéticas e conscientes do Denis de Sampa.
Essa junção gerou o EP “Outra Dimensão”, com 5 faixas inéditas produzidas pelo produtor Renato Parmi. O objetivo dessa fusão é conscientizar a juventude com letras engajadas e ao mesmo tempo oferecer uma som atual e dançante.
Além da amizade dos integrantes e da admiração mútua, a parceria aconteceu no momento em que ambas as partes buscavam uma nova linguagem musical que pudesse fundir estilos e vertentes da música.
Inovação
Qual foi o resultado dessa mistura? Foi criar uma nova linguagem musical para que possa manter a essência do rock agregando elementos eletrônicos e a leveza da poesia. O foco desse trabalho é a positividade. De um modo geral, as composições procuram dialogar, despertar e movimentar sentimentos que possam remeter e apontar às coisas boas da vida.
Elas abordam também temas que estão em evidência na sociedade de uma forma mais indireta por meio de metáforas e poesias. Na música “Baile das Flores” (BJ/Daniel Carrilho/Denis de Sampa), por exemplo, a flor simboliza a alegria de viver e a importância de sempre acreditar na força e potencial do amor.
Algo parecido acontece na música “O Mundo É Seu” – (BJ/Daniel Carrilho/Denis de Sampa), nela, a depressão e o suicídio são falados sem que os temas fiquem explícitos para os ouvintes.
Jornada criativa
Durante três meses, eles se reuniram na casa do baixista Daniel. “Nós compomos as músicas 100% juntos. Antes de cada composição, fazíamos sempre um brainstorming de assuntos e sentimentos que estavam pulsando nos nossos dias e na sociedade. A partir de um tema, começávamos a criação da uma melodia que pudesse representar esse tema e, por fim, escrevíamos as letras”. Explica BJ, vocalista e fundador da VELOCETTE.
“Embora minha carreira musical tenha sido difundida no rap e na poesia, o rock foi o estilo musical que mais embalou a minha a vida. Poder misturar a minha poesia com o rock foi resgatar a minha essência e completar a minha”. Conta Denis de Sampa.
Parceria e produção
A produção do EP “Outra Dimensão”, contou com a sensibilidade e o profissionalismo do Renato Parmi, produtor musical, engenheiro de áudio, compositor e dono do Studio Parmi em São Paulo/SP.
Ele já trabalhou com grandes nomes da cena nacional, como: Chitãozinho e Xororó, Seu Jorge, Di Ferrero, Leandro Lehart, Michael Sullivan, Rincon Sapiência, entre outros. Produziu e gravou o álbum “Eu Gosto”, de Raphão Alaafin, selecionado entre os melhores do ano de 2016, e também criou e apresentou o projeto “Versus GreenHouse”.
Lançamento
O EP será lançado na primeira quinzena de setembro e a jornada desse lançamento conta também com um videoclipe inédito e um show. Esse evento acontecerá em outubro, para celebrar o lançamento do EP e os 10 anos de carreira da banda VELOCETTE.
Quem faz parte do projeto
GILMELÂNDIA – feat: “Baile das Flores” (BJ/Daniel Carrilho/Denis de Sampa)
“Falar de flor que eu amo! Eu nasci no mês da Primavera, e meus familiares dizem que sou uma flor, uma flor especial” – Diz Gilmelândia
Com mais de 1 milhão de discos vendidos e uma indicação ao Grammy Latino, a cantora baiana Gilmelândia, conhecida como “GIL”, celebra 20 anos de carreira cantando pelo mundo a fora e apresentando seus grandes sucessos entre eles: “Maionese”, “Peraê”, “Bate Lata”, “O Arrastão” e outros mais, tudo começou nos anos 90, quando a cantora foi apresentada pelo cantor Netinho. A substituta da “Banda Beijo”, chegou bombando, com seu primeiro disco solo, “Me Beija”, single “Maionese”, foi o carro chefe inicial entre a mais tocada no Brasil, alcançando o primeiro lugar nas rádios, segundo a revista Billboard Brasil, e não parou por aí, Gil, foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor CD de Música Brasileira, em 2005, com o disco “O Canto da Sereia”, em 2006, ganha o Prêmio TIM de Música Brasileira como Melhor Cantora Popular. O projeto “Gil canta Caetano”, ela homenageia Caetano Veloso interpretando suas canções. Hoje, a artista, é madrinha do combate ao câncer de mama na Bahia, através da Fundação José Silveira, e em São Paulo, pelo Instituto Amor Rosa. Neste ano a cantora comemora 20 anos de carreira, em uma turnê internacional que entrou para a sua história, levando um repertório recheado de brasilidades para a Espanha, Canadá, Dubaí, Tailândia e Portugal.
CARLA CRISTINA – Feat: “Nos Teus Versos” (BJ/Daniel Carrilho/Denis de Sampa)
“Foi um grande prazer receber o convite para esse feat. com os meninos da Velocette. Temos uma veia bem pop, isso ajudou a música a ter um brilho especial, além do nosso amor pela música.” Diz Carla Cristina
No início de 1997, a cantora Carla Cristina e oito amigas começaram a tocar axé juntas nas noites de Salvador, onde fizeram apresentações em barzinhos e pequenos festivais. O grupo, ficou conhecido como “As Meninas”. Em 1999, a banda assina com uma grande gravadora, e lança seu CD de sucesso, “Xibom Bombom” vendendo em torno de 400 mil cópias atingindo o disco de ouro, já no Carnaval de 2000, o grupo lança a música “Samba da Nega Maluca”, que se torna um dos maiores hit de sucesso do ano, já emendando no “Tapa Aqui, Descobre Ali” , vendendo em torno de 100 mil cópias que trouxe como tema do Carnaval de 2001, faixa-título “Tapa Aqui, Descobre Ali”, onde fez uma brincadeira com a Cultura Popular, mesclado à problemas socioeconômicos do Brasil, com isso, a música na época, atingiu em primeiro o primeiro lugar nas rádios brasileiras, já em 2002 o grupo lança o último disco do “Loucas Por Você”, embalado pelos singles “Largadinho” e “Balanço da Roseira”. A vocalista decide seguir carreira solo, em 2003, lançou seu primeiro CD de carreira “Brasileira”, e depois de se dedicar exclusivamente à sua carreira de apresentadora no Programa Bom D+, a cantora lançou o álbum” Forróadois”, junto com Leo Macedo. Hoje a cantora divulga seu novo trabalho “Princesa Trança”, por todo Brasil, que já é um sucesso.
VELOCETTE – é uma banda de rock formada em 2009 por BJ, vocalista e guitarrista. O grupo traz influências do rock pop com uma linguagem jovem e expressiva. O rock californiano foi a grande inspiração do grupo para lançar o primeiro single que foi muito bem recebido pela geração MTV.
DENIS DE SAMPA – é um rapper e poeta brasileiro e começou sua trajetória em 2010 com a banda Condução do Sistema. Em 2014, iniciou seu projeto solo quando alcançou sua identidade musical e levou suas rimas e poesias para alguns canais a cabo e uma novela de grande sucesso do SBT.