Verão e carne suína combinam! Confira como montar pratos leves e saudáveis

Seja em saladas ou em assados, proteína é uma boa fonte de EPA e DHA, componentes do ômega 3

Nem só de frango é feito um projeto verão. A carne suína também pode ser uma boa aliada para quem quer começar 2021 com a promessa de ter uma alimentação mais saudável. Isso porque o segredo repassado por especialistas para conseguir atingir – e principalmente manter – a meta a longo prazo é variar o cardápio. Para isso, é essencial conhecer os alimentos e compor refeições leves, mas completas, com todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde do organismo.

A carne suína, por exemplo, é uma opção pouco procurada por quem está querendo entrar na linha, mas que fornece diversos benefícios. Excelente fonte de proteína, ferro, potássio e vitaminas do complexo B, além da gordura, é considerada uma fonte nutricional rica em energia – além de ser uma boa fonte de EPA e DHA, componentes do ômega 3. A carne pode ser usada em diversos pratos, com frutas e até mesmo em saladas. Pensando nisso, a Alegra, indústria de alimentos de carne suína, elaborou algumas receitas para variar o cardápio e ajudar no projeto verão.

 

 

Salada de lombo suíno com molho de curry

Ingredientes:

1kg de lombo suíno Alegra

1/2 xícara (chá) de manteiga

1 colher (sopa) de sal

1 pé de alface mimosa pequeno

1 pé de alface crespa roxa pequeno

2 laranjas médias cortadas em gomos

2 bananas cortadas em rodelas

1/2 xícara (chá) de uva-passa

1 colher (sopa) de molho inglês

1/4 xícara (chá) de geleia de framboesa

3/4 xícara (chá) de maionese

1 copo de iogurte natural

2 colheres (chá) de curry

 

Modo de preparo:

Corte o lombo suíno em tirinhas. Numa frigideira, coloque a manteiga e o lombo. Polvilhe 1/2 colher (sopa) de sal e refogue em fogo alto, mexendo de vez em quando. Regue aos poucos com a água por 30 minutos ou até o lombo ficar dourado. Deixe esfriar.

Lave e rasgue as folhas de alface em pedaços. Numa saladeira grande, disponha a alface e, por cima, a laranja, a banana, o lombo e a uva-passa. Numa tigela, misture bem o molho inglês, 1/2 colher (chá) de sal, a geleia de framboesa, a maionese, o iogurte natural e o curry. Transfira para a molheira e sirva com a salada.

Verão e carne suína combinam! Confira como montar pratos leves e saudáveis

Lombo suíno com laranja

Ingredientes:

1kg de lombo suíno Alegra

200g de doce de laranja em calda escorrida e cortada em tiras (1 vidro)

250g de queijo minas(ou branco) meia cura picado

1 ½ xícara (chá) de azeite de oliva

1 cenoura picada

1 talo de salsão (ou aipo) picado

1 cebola picada

1 alho-poró picado (só a parte branca)

¼ xícara (chá) de manteiga

1 xícara (chá) de vinho tinto

sal a gosto

pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Abra o lombo ao meio sem separar as metades e tempere-o com o sal e a pimenta-do-reino. Recheie com o doce de laranja e o queijo e feche. Frite-o no azeite e reserve. Na mesma panela, refogue a cenoura, o salsão, a cebola e o alho-poró.

Disponha o lombo em uma assadeira, espalhe os legumes refogados e regue com o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (170º C a 190º C), preaquecido, por 45 minutos. Retire do forno e reserve. Despeje o vinho na assadeira e leve-a ao fogo. Com uma colher de pau, desgrude os resíduos da assadeira e mexa. Coe e incorpore a manteiga batendo-a vigorosamente.

Sirva o lombo fatiado com os legumes ao lado e regue com o molho. Dica: Se você perceber que o fundo da assadeira está queimando durante o cozimento, pingue água quente aos poucos.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Artigo anteriorLiquidação da Americanas tem descontos de até 80% a partir desta segunda
Próximo artigoPirata do Espaço começa 2021 nas ondas do rádio
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.