Vila Isabel e Noel Rosa
Rio de janeiro

Vila Isabel e Noel Rosa

Mauro Magalhães *

* Ex-deputado e empresário.

Noel Rosa ( 1910-1937), o grande compositor, cantor e violonista brasileiro, morreu há 85 anos, e deixou, até hoje, as lembranças de sua obra no bairro de Vila Isabel.
Em pouco tempo de vida ( tinha 27 anos, quando morreu), Noel compôs mais de trezentas músicas, entre sambas, marchinhas e canções
Entre suas músicas, destacam-se “Com que roupa “, seu primeiro sucesso, “Conversa de Botequim “, “Feitiço da Vila ” e ” Fita Amarela “.
Muitas homenagens foram feitas a Noel Rosa, após a sua morte.
Duas delas foram as inaugurações , em 1965 e 1966, da estátua de Noel Rosa e das calçadas musicais.
Sócio do clube Vila Isabel e amigo de todos os moradores do bairro, tive o privilégio de ser padrinho dos dois projetos, quando eu era o vice-líder do governo de Carlos Lacerda, na Assembleia Legislativa, e de interceder pelo apoio do governo do Estado da Guanabara.
A ideia partiu do arquiteto Orlando Madalena, que era membro do Lions Clube de Vila Isabel. E que , durante a festa do Quarto Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, expôs à diretoria seu plano de perpetuar , no bairro, os festejos do centenário da cidade.
O projeto era o de fazer as calçadas da Avenida 28 de Setembro, em pedras portuguesas brancas e pretas, desde o Largo do Maracanã, até a Praça Barão de Drummond, e decorá–las com notas musicais da música popular brasileira, nomes de seus autores e instrumentos musicais.
O compositor Almirante ficou encarregado de selecionar as músicas. O maestro “Carioca ” ficou com a missão de simplificar as partituras. E, o arquiteto Hugo Ribeiro ficou encarregado de de adaptar a decoração.
A construção das obras começou logo, em 1964.
Houve uma espécie de inauguração simbólica no dia em que as obras foram iniciadas ( setembro de 1964).
Essa inauguração simbólica foi histórica. Estavam lá, Rafael de Almeida Magalhães, que era o vice-governador, e compareceu como representante do Carlos Lacerda, o Abraão Medina ( pai de Roberto Medina e de Rubem Medina), que era dono da famosa Rede de Lojas O Rei da Voz, e o inesquecível Almirante. O jornalista Flávio Cavalcanti fez a cobertura para a TV Rio e a repercussão do evento foi enorme.
Em dezembro de 2021, estátua de Noel Rosa, castigada pela ação de vândalos, foi reinaugurada.
Feitiço da Vila, de Noel Rosa e Vadico, é uma das melodias importantes da MPB que está nas calçadas musicais.
” O orvalho vem caindo ” era a música que mais animava os bailes de carnaval da Vila .
Em 2010, com samba de Martinho da Vila, Noel Rosa foi homenageado pela escola de samba Unidos de Vila Isabel.