XI Rio Winds Festival começa dia 1º com todas as apresentações virtuais
Artes Cultura Festival Música

XI Rio Winds Festival começa dia 1º com todas as apresentações virtuais

Apesar da pandemia da Covid-19, que atingiu, em especial, a área cultural, o Música no Museu  da continuidade ao RioWindsFestival, este ano totalmente virtual. A 11ª edição, do maior festival de Sopros on-line do mundo, o XI Rio Winds Festival começa neste domingo, 1º de novembro.  O Festival, que tem como inspiração a Sociedade Internacional de Palhetas Duplas, vai reunir os principais instrumentistas do mundo incluindo flautistas, clarinetistas, saxofonistas. Músicos de sopros brasileiros e dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, México, Alemanha, Noruega, Itália, Bélgica, Venezuela, Cuba, Uruguai serão destaque nesta versão virtual, e um dos destaques é o retorno do oboé italiano/suíço Omar Zoboli (foto) pela terceira vez no Brasil, mas agora de forma virtual. Considerado o ¨Paganini do oboé¨, a banda de sopros nova-iorquina Kammermusiker que percorreu o mundo com um repertório renascentista e a Jazztopia, da Alemanha, também são destaques. Haverá surpresas, como: os shows gravados em casa pelos oboístas Kevin Vigneau e família, no Novo México; William Wielgus, na Virgínia; Ian Davidson com filmes de todo o mundo; os fagotistas Scott Pool e Richard Meek, do Texas, e Amy Gillick, do Tennessee.

“Aprendi no Brasil, nação e cultura que me adotaram quando entrei para a Orquestra Sinfônica Brasileira, em 1973, como seu primeiro oboísta. Quando você não tem cão caça com gato. E se eu e o público do Música no Museu sentiremos falta de ouvir e encontrar virtuosos de todo o mundo pessoalmente, não podemos desistir e o uso de recursos on-line é o melhor”, diz o curador desta e das versões anteriores, o oboísta e compositor naturalizado brasileiro, Harold Emert. 

O evento vai até o dia 27 de novembro com transmissão pelas plataformas Cedro Rosa Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC25sT7ofudoMWTDOx5T2DdQ), Facebook ( https://www.facebook.com/cedrorosadigital.com.br/ ), Twitter ( https://twitter.com/cedrodigital ), pelo site radiomusicanomuseu.com e pelas redes sociais do Música no Museu.