A nova Diretoria da Academia Brasileira de Letras, eleita no dia 3 de dezembro, toma posse nesta sexta-feira, 11, às 17h, em cerimônia virtual. O modelo inédito da sessão solene estará disponível para o público no portal da ABL. Ao final da sessão, os musicistas Kiko Horta, David Chew e Franklin da Flauta farão uma apresentação musical em celebração ao evento.
O Acadêmico Marco Lucchesi (foto) toma  posse para o cargo de presidente no mandato de 2021. Tomam posse, ainda, os seguintes Diretores: Secretário-Geral: Merval Pereira; Primeiro-Secretário: Antônio Torres; Segundo-Secretário: Edmar Bacha; e Tesoureiro: José Murilo de Carvalho.

Em seu discurso de posse, o presidente Marco Lucchesi afirma: “As instituições brasileiras precisam abrir suas portas e janelas. E que se tornem mais coloridas e diversas, mediante a presença de afrodescendentes e povos originários. Assumir a diferença significa ampliar a emancipação, combater o racismo e democratizar a República. Não queremos a entropia do Mesmo: somos todos brasileiros. A nostalgia do Mais não recua. O futuro cresce no espelho. De rosto misterioso e seios fartos. Inteiramente feminino. Começam  as dores do parto. Sentimos desde já a sua beleza”.