Academia Jovem Concertante cria imersão em performance musical online
Música

Academia Jovem Concertante cria imersão em performance musical online

Academia Jovem Concertante criará imersão em performance musical online e gratuita para jovens músicos interessados em aperfeiçoamento artístico

Com inscrições abertas, aulas acontecerão entre os meses de outubro e novembro

Projeto único que visa a preparar músicos para serem integrantes de orquestras profissionais do país, a Academia Jovem Concertante fará sua nova edição completamente online e respeitando as limitações e precauções necessárias devido a pandemia. Primeira academia de música à distância do Brasil, a AJC Online será supervisionada por renomados professores de todo o país e terá suas aulas gratuitas acontecendo até o dia 30/11. As inscrições estão abertas no site do projeto: https://www.concertante.com.br/facaparte.

Crédito: Daniel Ebendinger

A AJC estreou em 2012 com uma turnê que percorreu diversos estados brasileiros. Com um trabalho intensivo de repertório orquestral variado e uma estrutura itinerante, o objetivo é levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados por essa forma de arte. Além disso, existe um grande enfoque no repertório da música de câmara, e os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos.

Academia Jovem Concertante criará imersão em performance musical online e gratuita para jovens músicos interessados em aperfeiçoamento artístico
Crédito: Daniel Ebendinger

A Academia Jovem Concertante busca uma constante renovação para promover um intercâmbio entre jovens estudantes de diferentes regiōes e realidades sociais. A segunda missão é a formação de plateia: 60% dos concertos que realizaram eram gratuitos em praças públicas e espaços inusitados, como canteiros de obra.

Crédito: Daniel Ebendinger

O projeto foi idealizado por Simone Leitão, uma das mais atuantes pianistas brasileiras com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia. Simone possui D.M.A. (Doctor of Musical Arts) em Piano Performance e História da Música pela Universidade de Miami (Estados Unidos), Mestrado pela NorgesMusikkhögskole (Academia de Música da Noruega, Oslo) e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. Sua tese de doutorado foi sobre Momoprecoce para piano e orquestra de Villa-Lobos.

Crédito: Daniel Ebendinger

Ela é uma das professoras do curso, cujas aulas serão feitas via Zoom, individuais e em grupo, além de aulas públicas para todos que tiverem curiosidade em todos os sábados durante a duração do curso.

Completam o quadro de professores Daniel Guedes, maestro da Academia Jovem Concertante desde sua criação (regência e violino), Lilian Raiol (violino), Alexandre Razera (viola), Fabio Presgrave (violoncelo) e Neto Bellotto (contrabaixo). Eles organizarão o processo seletivo digital respeitando as limitações do isolamento.

Com patrocínio do Itaú e produção da Agência Olga (Nova Orquestra, Festival Polifonia e Verão na Varanda), a Academia Jovem Concertante está recebendo inscrições em https://www.concertante.com.br/facaparte.

Serviço:

Academia Jovem Concertante

Período: 01/10/2020 – 30/11/2020

Gratuito

Aulas com horários variados para cada instrumentista, sob inscrições

Aulas públicas aos sábados às 11h

Mais informações: https://www.concertante.com.br/facaparte