Ação itinerante da Sejus realiza 2 mil atendimentos em Água Quente, no Recanto das Emas

Ação itinerante da Sejus realiza 2 mil atendimentos em Água Quente, no Recanto das Emas

O programa Sua Vida Vale Muito é resultado da união de esforços do GDF, de voluntários e de instituições parceiras

Em dois dias de evento, o programa Sua Vida Vale Muito, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), realizou aproximadamente 2 mil atendimentos de saúde e bem-estar em Água Quente, no Recanto das Emas, localizada a 50km do Palácio do Buriti. A ação levou médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, entre outros profissionais para atenderem gratuitamente os moradores do local, neste sábado (23) e na sexta-feira (22).

Em alusão à campanha internacional do Outubro Rosa, o programa ofereceu serviços voltados à saúde da mulher, com exames de mamografia e orientações sobre prevenção ao câncer de mama. Além disso, a população contou também com os serviços do Na Hora, emissão de RG pela Polícia Civil, corte de cabelo e vacinação contra a gripe e a Covid-19 (terceira dose da vacina para os idosos).

Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o sucesso do programa é resultado da união de esforços do governo, de voluntários e de instituições parceiras. “Somos um governo só e quando nos unimos com pessoas do bem para trazer o melhor serviço até a população o resultado é este: gente sendo respeitada, com atendimento de qualidade e garantia de direitos. Isso é cidadania”, afirmou.

A secretária também agradeceu a todos que contribuíram com a realização do evento. “Nada disso seria possível sem os voluntários e as instituições parceiras, que estão em nossos eventos, doando sua habilidade, seu tempo e energia. Quem ganha é a população do DF“, acrescentou Marcela Passamani.

Para a estudante de enfermagem Kelly Sousa, voluntária na tenda onde foram montados os atendimentos de fisioterapia, ventosaterapia, acupuntura e massagem, o evento foi uma oportunidade de aprendizado e para colocar em prática seus conhecimentos. “Eu aplico a técnica de ventosa, que auxilia na amplitude dos movimentos e tira as tensões musculares, por exemplo. Entre um atendimento e outro, também consigo aproveitar o evento, até  tomei a vacina da gripe”, comenta a estudante.

Quem vive na região ficou surpreso com a estrutura e a quantidade de serviços disponíveis, como a costureira Jaciara Pereira. Ela passou pela fisioterapia, ônibus da Polícia Civil para tirar a primeira via do RG para as duas filhas, assistência social e odontologia. “O atendimento foi perfeito! Eu moro aqui há seis anos e nunca tinha visto uma ação como esta aqui, que oferece  tudo o que a população está precisando em um lugar só, de fácil acesso e com pessoas muito educadas e atenciosas para nos atender”, ressalta.

A estudante Amanda Costa aproveitou a passagem pelo programa para fazer avaliação nutricional, acupuntura e atendimento psicológico. “É muito importante esse tipo de ação para a sociedade, porque não tem muita coisa nessa região e o hospital fica longe”.

Sobre o programa

Criado em 2020, o Sua Vida Vale Muito já realizou cerca de 15 mil atendimentos em diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal, como Itapoã, Recanto das Emas, Ceilândia, Estrutural, Sobradinho II, São Sebastião, Samambaia, Santa Maria, Rodoviária do Plano Piloto, Fercal e Brazlândia.

O evento recebe apoio de outros órgãos públicos, sociedade civil e voluntários. Nesta edição os parceiros são: Secretaria de Saúde, Polícia Civil, Sesc, BRB, Caesb, Instituto Ana Hickmann, CRO-DF, SLU, Codhab, Novacap, Secretaria de Segurança Pública, Hospital Vista Catarata, Faculdade Anhanguera, CBMDF, SW Studio Barbearia, Instituito Rita Trindade, entre outros.

A próxima ação itinerante da Secretaria será com o programa Sejus Mais Perto do Cidadão, em Planaltina, nos dias 05 e 06 de novembro.

Vinkmag ad

Isabel Almeida

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.

Read Previous

Exposição sobre refugiados venezuelanos terá visita guiada com o fotógrafo Antonello Veneri, no final de semana, no CCBB

Leia a seguir

WTC deve elevar o patamar de negócios de Goiânia a uma escala global

dezembro 3, 2021