Alto Paraíso de Goiás recebe o I Seminário Solo Vivo, realizado pelo COMDEMA
Geral

Alto Paraíso de Goiás recebe o I Seminário Solo Vivo, realizado pelo COMDEMA

O evento é gratuito, e também poderá ser acessado de forma on-line

Com o objetivo de debater inovações tecnológicas para a agricultura empresarial e familiar, visando a sustentabilidade econômica, socioambiental e cultural local, Alto Paraíso de Goiás será palco do I Seminário Solo Vivo, realizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema, através da Secretaria de Meio Ambiente, e a Prefeitura Municipal da região,  nos dias 4 e 5 de maio, das 8h às 18h, no auditório da Universidade Aberta de Brasília (UAB). O evento também  será transmitido pelo link: https://www.youtube.com/c/RedePousoAltoAgroecologia

O seminário visa ainda promover a divulgação  de informações no setor e consolidar parcerias para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no manejo de sistema de produção, através do diálogo e integração de diversas áreas da cadeia produtiva agrícola e fundamental à renovação  dos saberes.

Segundo a presidente do Comdema de Alto Paraíso de Goiás, Melissa Viana, o envolvimento de todos que participaram dessa iniciativa, é motivo de muita alegria. “A união das diferenças é essencial para transformação. São forças confluindo para o encontro da vocação da nossa região”, afirmou.

 

Confira a programação completa:

Serão debatidos temas como experiências produtivas da agricultura familiar e empresarial, tendências de mercado, gestão pública e crédito rural, entre outros.

PROGRAMAÇÃO PARA OS DOIS DIAS DE SEMINÁRIO:

04/05/2022

MESA DE ABERTURA

8h às 9h

Mediação: Melissa Viana

Convidados: Marcus Adilson Rinco, Prefeito Municipal de Alto Paraíso; Dr. Ismael  Secretário Municipal de Meio Ambiente; Eliomar Bertoldo de Siqueira, Presidente da Câmara Municipal de Alto Paraíso; e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAD).

MESA DE EXPERIÊNCIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA EMPRESARIAL

 

9h às 10h

Mediação: Francisco Marshall Salerno

Convidados: Rogério Vian, Flávio Faed, Leonardo Ribeiro.

MESA DE EXPERIÊNCIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR

11h às 12h

Mediação: Oscar de Aguiar Rosa Filho

Convidados: Sinomar Carvalho, Pastor Raimundo e Celso Tomita.

MESA DE TENDÊNCIAS DE MERCADO

14h às 15h20

Mediação: Ricardo Mesquita

Convidados: Luciano Mansor de Mattos, Rogério Dias, Laércio Meirelles, Cid Sanches.

MESA DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS À PULVERIZAÇÃO AÉREA DE AGROTÓXICOS

16:20h às 18h

Mediação: Lourenço Almeida

Convidados: César Barbosa, Cláudio Junior Oliveira, João Miguel Francisco Ruas, Joe Valle, Fernando Ambrósio, Marconey Correia, Fernando Carneiro.

05/05/2022

MESA DE AGRICULTURA E CIÊNCIA

8h às 9h

Mediação: Maria Julia Martins Silva

Convidados: Renato Caparroz, Lidiamar Albuquerquer

MESA DE AGRICULTURA E CIÊNCIA

Questões produtivas

10h às 11h20

Mediação: Terezinha Dias

Convidados: Sebastião Pedro, André Ferreira, Eder Martins, Fábio Bueno Reis

MESA DE GESTÃO PÚBLICA E CRÉDITO RURAL

14h às 15h20

Mediação: Jaim José da Silva Junior

Convidados: Wilson Vaz de Araújo, Álvaro Santamaria, Carlos Canedo, Fernando Sousa.

ENCERRAMENTO

16:30h

Marcus Adilson Rinco – Prefeito de Alto Paraíso de Goiás.

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.