Exagerou na temporada de festas e agora quer correr atrás do prejuízo? A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, listou os principais enganos de quem quer retomar a boa forma e indicou as ações mais eficazes

Natal e Ano Novo são sinônimos de alegria, comemoração, mesa farta e muita bebida! E, com as várias confraternizações e reuniões com a família que acontecem nessa época, é praticamente impossível resistir a todas as tentações de pratos típicos e de drinks para a hora do brinde.

Se você abusou dos quitutes, das receitas tradicionais da ceia e, principalmente, do álcool durante as celebrações do final de ano e agora quer amenizar os efeitos negativos no organismo, atenção! Muitos hábitos vistos como inofensivos, podem estar atrapalhando o seu objetivo final e, pior: prejudicando a sua saúde.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, listou os principais erros cometidos por quem quer correr atrás do prejuízo e indica quais comportamentos devem ser aderidos para um emagrecimento saudável e eficaz. Confira!

1. Fazer restrições alimentares em excesso, o que favorece a falta de nutrientes na alimentação.

2. Não se hidratar corretamente, para reduzir a sensação de inchaço.

3. Deixar de fazer atividades de força, como a musculação, apostando somente nas atividades aeróbicas.

4. Basear a dieta em apenas alguns alimentos, com o apelo de que eles oferecerão resultados mais rápidos.

5. Fazer uso em excesso de chás diuréticos, que podem, inclusive, atrapalhar a hidratação e favorecer a perda de alguns minerais importantes para o nosso corpo.

De acordo com a profissional “todas essas ações prejudicam a saúde do organismo e não favorecem os hábitos que realmente ajudam. É muito importante lembrar que não existe a ideia de grande perda de peso muito rápida, que aconteça em questão de dias. Quando esperando resultados de estratégias “milagrosas”, deixamos de focar no que realmente seria eficiente”.

Mas, então, o que fazer? Simplesmente voltar para a rotina. Essa é a chave!

“Sempre digo que os meus pacientes mais bem sucedidos na perda de peso não são os que nunca exageram, mas sim os que voltam rápido pra rotina. Isso inclui alimentação equilibrada, sem grandes restrições, boa hidratação e prática regular de atividades físicas”, orienta Renata.

Frutas, verduras e legumes não devem ficar de fora na hora de montar o prato, já que são ricos em fibras e antioxidantes fundamentais para reequilibrar o corpo. Além disso, as fibras ajudam na saciedade e no bom funcionamento do intestino.

Apostar na hidratação também é outra recomendação da profissional. “Lembrando que uma hidratação é feita com o consumo de água fracionado ao longo do dia. Água de coco verde e chás diuréticos – como chá verde, chá de alecrim, carqueja, chá branco, chá de gengibre e hibiscus também podem ser ingeridos, desde que não substituam a ingestão de água”, explica.

E, na lista de alimentos a evitar, estão os feitos com açúcar e carboidratos refinados (que aumentam a secreção de insulina, a fome e a retenção de líquidos) os ultra processados, (que dificultam a perda de peso e também favorecem a retenção) e o álcool, o maior vilão quando falamos em inchaço.

Agora que você já sabe como reduzir os efeitos dos excessos, anote as receitas sugeridas pela profissional para começar o ano com mais saúde!

SNACKS
• Palitos de cenoura ou pepino, temperados com limão
• Ovinhos de codorna temperados com orégano
• Frutas como cereja, kiwi, mirtilos, morangos, lichia, abacate e coco seco
• Oleaginosas, como as amêndoas, avelãs, castanhas, nozes
SALADA DE RÚCULA COM PERA E DAMASCO
• 1/3 maço de rúcula lavado
• 1 pera média fatiada
• 4 a 5 damascos fatiados
• 4 a 5 nozes cortadas ao meio
• 4 bolinhas de muçarela de búfala
• Sal e azeite para temperar

Preparo: Monte a salada, acomodando primeiro a rúcula, em seguida os demais ingredientes em um bolw. Tempere com sal e azeite e consuma no almoço ou no jantar.

SUCHÁ CÍTRICO

• 1 colher de sopa de gengibre ralado
• 1/2 limão siciliano
• ½ laranja lima
• 1 cravo da índia
• 300 mL de água
• Ferva a água com o gengibre e o cravo da índia.
• Deixe esfriar e acrescente o suco do limão e da laranja.

Preparo: Leve para a geladeira por cerca de 15 minutos e consuma em seguida.

Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Atualmente, a marca possui 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Esse ano, comemora 40 anos de história. A rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: www.obahortifruti.com.br

 

Siga o ObaHortifruti

 

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

 

NOSSAS LOJAS

 

ü  212 Sul

ü  Sudoeste (CLSW 302)

ü  306 Norte

ü  209 Norte

ü  Lago Sul (QI 9)

ü  Lago Sul (SMDB Cj. 12)

ü  Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)

ü  Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)

ü  Vicente Pires

Artigo anteriorA biografia de Mauro Magalhães
Próximo artigoEspecialistas dão dicas para os três certames mais esperados de 2020 no DF
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.