Bsb Flash

Artista brasiliense Cazanga lança quadro de questionamento político na internet

Artista clama por justiça e respeito às vidas dos brasileiros em mostra no Instagram  

Em tempos de pandemia, de mortes descontroladas e de tensão política, um coletivo de artistas produziu em 2020 uma exposição que fez sucesso na internet e comoveu o público. A mostra E Daí? teve como objetivo promover uma discussão sobre a situação de incivilidade na qual o Brasil mergulhou. Foram 24 obras expostas, produzidas pelos artistas do coletivo que levava o mesmo nome da exposição. Os quadros feitos em pintura a óleo sobre tela mostravam discursos de ódio do Presidente Jair Bolsonaro contra os direitos humanos, mulheres, negros, jornalistas, nordestinos, contra a comunidade LGBTQIA+, dentre outros.

Agora, o artista Cazanga – que integrou o coletivo –  lança individualmente o quadro intitulado Palhaço, uma pintura também em óleo sobre tela bruta e hiper-realista que faz uma alusão ao que se transformou a atual situação brasileira. Confira no Instagram: @_cazanga.

“Acredito que o título já é autoexplicativo, assim como a obra em si. A realidade, aliás, explica melhor a obra do que qualquer frase que eu pudesse falar. A denominação, ao contrário de criticar os artistas palhaços, usa o sentido da brincadeira que este nome evoca e representa o caos que vivemos no auge da pandemia, o Brasil transformado em um grande picadeiro, após um ano desta grave crise sob o comando de um presidente que, entre mentiras e frases de efeito para jogar com o público, não leva a sério a saúde de nossa gente e não respeita a perda de centenas de milhares de vidas”, explica o artista.

O quadro é o primeiro de uma exposição que irá circular no Instagram ao longo do primeiro semestre de 2021 através do perfil do Instagram:@_cazanga.  A obra também irá para as ruas da capital do País onde estará disponível para as pessoas interagirem pichando, escrevendo ou deixando as marcas da indignação que domina a população.

“Após milhares de pessoas mortas pela incapacidade de gestão e irresponsabilidade total dessa pessoa que se lançou a governar nosso País, acho que fica cada vez mais claro a todos, do que se trata isso. Para além de incompetência e corrupção, temos uma questão ainda mais grave a resolver: que tipo de seres humanos queremos ser, que futuro queremos construir. É uma questão moral antes de mais nada”, declara, indignado.

Sobre Cazanga

Cazanga é um nome de família do artista que veio de um quilombo do interior de Minas Gerais, numa região próxima à Serra da Canastra. Sua família era composta por índios, brancos e de negros que foram se estabelecer nesse quilombo.

“Foi daí que surgiu a linhagem dos Cazangas. Desde o meu avô, Antônio Cazanga, passando por meu pai e, enfim, por mim”, afirma o artista que, apesar das raízes mineiras, é brasiliense e tem 45 anos.

Serviço: Artista brasiliense Cazanga estreia exposição na internet com o quadro Palhaço

Confira: Instagram @_cazanga

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Programa idealizado pela Setur-DF leva esperança aos empreendedores e busca impulsionar os atrativos locais e colocar a cidade na rota do turismo   Repleta de

Cantucci Osteria cria prato especial para aniversário de Brasília

Na próxima quarta-feira (21), Brasília, a capital do país, completa 61 anos. Apesar de bastante jovem, a cidade é considerada destaque no turismo e ainda

Especialistas abordam temas da área condominial

Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ, Rita Cortez, presidente do IAB Nacional, a advogada Wania Baeta, os advogados Antero Parahyba, Arnon Velmobitsky, Miguel Zaim e

Unyleya oferece bolsas com até 61% de desconto para celebrar o aniversário de Brasília

Ação contempla a doação de cestas básicas para os projetos Educamar e Instituto Doando Vida No próximo dia 21 de abril, Brasília completa 61 anos.

%d blogueiros gostam disto: