As cartas do doutor Sobral Pinto para Carlos Lacerda.
Carlos Sobral Pinto e Mauro Magalhães.

Convidado pelo advogado Carlos Sobral Pinto, a integrar o Conselho Sobral Pinto, o ex-deputado Mauro Magalhães – responsável por parte do acervo de Carlos Lacerda, cedido à Sociedade de Amigos de Carlos Lacerda – entregou ao neto do grande jurista cópias das cartas que ele escreveu ao político udenista, nos anos 50.

Doutor Sobral defendeu Lacerda em vários processos. Em uma das cartas, o advogado (que faria 127 anos esse mês) disse ao então jornalista do jornal A Tribuna da Imprensa que ele havia sido absolvido do processo que lhe moveu o general Ângelo Mendes de Morais, ex-prefeito do antigo Distrito Federal (quando Rio de Janeiro era a capital federal) .
Inimigos, Lacerda e Mendes de Morais (que trabalhou com Getúlio Vargas, como chefe da administração do Exército, depois que deixou o cargo de prefeito do Distrito Federal, em 1952), brigaram até o final do governo getulista.

As cartas do doutor Sobral Pinto para Carlos Lacerda.
uma das cartas de Sobral Pinto enviada a Carlos Lacerda

Além de Mauro Magalhães, vão integrar o Conselho Sobral Pinto o ex-ministro e ex-senador Bernardo Cabral, Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, o jornalista Gilberto Amaral, Noca da Portela, Mestre Penha, de o Simpatia é quase Amor, o sanitarista Eduardo Costa, entre outros.

Artigo anteriorHomenagem em memória.
Próximo artigoFotógrafo Thiago Jesus se prepara para apresentar sua mostra UTOPIKA
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.