Bsb Flash

Cuidados com a saúde, a beleza e o bem-estar crescem durante a pandemia

A preocupação com a saúde mental e a necessidade do autocuidado tem aumentado a procura por procedimentos estéticos e de relaxamento

 

Ao longo dos anos, a Medicina Estética vem ganhando, cada vez mais, espaço entre brasileiras e brasileiros. Muito mais que só aparência, procedimentos estéticos se tornaram sinônimo de autoestima, autocuidado e bem-estar. Uma levantada no olhar, correção da assimetria do rosto, projeção e realce daquilo que já é belo, valorizando a beleza ou até mesmo uma massagem para relaxar, tudo isso faz com que, o que antes era supérfluo, tenha um papel importante em nossos dias para aliviar a constante tensão que vivemos atualmente com a pandemia do novo coronavírus.

Nos meses de pico da pandemia em 2020, houve um aumento significativo na procura por tratamentos relaxantes em clínicas de estética. Segundo o aplicativo GetNinjas, utilizado para a contratação de serviços da América Latina, a busca por terapias alternativas como acupuntura, massagem estética, massagem antiestresse, massagem oriental e massagem modeladora registrou o crescimento de mais de 36% no mês de abril. O índice reflete, assim, o aumento de 170% nas solicitações, se comparado ao mesmo período de 2019.

Em Brasília, não foi diferente. Depois de instaurado o lockdown, com o aumento do home office e do confinamento, a procura por momentos de relaxamento fez com que clínicas ampliassem o espaço e equipe para atender às demandas. Na Clínica Coporeum, por exemplo, durante a pandemia a agenda para realização de terapias manuais ficou ainda mais concorrida. “Massagem relaxante, drenagem linfática, massagem com pedras quentes, massagem terapêutica, aumentaram significativamente durante a pandemia aqui na clínica. Além de, claro, os procedimentos estéticos. Por isso tivemos que mudar e reinaugurar a clínica em um espaço mais amplo, para comportar todos os clientes”, revela Raquel Santiago, proprietária da clínica.

Além do relaxamento

Ao contrário do que alguns podem pensar, massagem não é luxo. Para quem incluiu massagem na rotina, a fim de aliviar tensões, dores musculares, está cuidando não só para diminuir o estresse, mas também prevenindo doenças. Essa técnica milenar alivia sintomas de ansiedade e até depressão, melhorando significativamente a qualidade de vida.

Estudos milenares comprovam que a massagem tem benefícios físicos e psicológicos expressivos. Uma pesquisa australiana descobriu que uma massagem muscular de 10 minutos após um treino pode reduzir a dor em 30%. Outro estudo constatou que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caíram 31% após uma massagem, enquanto os níveis de hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, aumentaram aproximadamente 30%.

A redução da dor e o alívio da tensão e da depressão são os benefícios mais consideráveis da massagem. Além disso, esses estudos também mostram que pacientes com câncer são altamente beneficiados pela massagem, aliviando dores, náusea, fadiga, entre outros.

Beleza

Os cuidados com a beleza também apresentaram maior interesse. “Preenchimentos, harmonização facial e sculptra tem sido os mais procurados”, revela Raquel. Quem segue influencers no instagram dificilmente não reparou a proliferação de procedimentos invasivos realizados durante o isolamento social. Especialistas apontam que isso se deve à facilidade de se recuperar em casa, proporcionada pelo home office.

A busca pela autoestima também é um dos grandes motivos que fizeram as agendas de cirurgiões e clínicas estéticas lotarem. Essa é uma forma de cuidar da saúde mental, do bem-estar, em tempos de incerteza. Uma forma de autocuidado.

Tudo isso fez com que o setor de estética no país fosse na contramão da crise. Enquanto diversos setores tiveram que fechar as portas e enfrentaram sérias dificuldades financeiras, clínicas de beleza ultrapassaram o abismo graças ao desejo de muitas pessoas de aproveitar a quarentena para melhorar a aparência.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Amigos do Pintassilgo fazem homenagem a Mauro Magalhães

Após tomar as duas doses da vacina contra o Covid-19, o ex-deputado Mauro Magalhães, 87, recebeu homenagem pelo seu aniversário de amigos do Bloco Pintassilgo,

Programa idealizado pela Setur-DF leva esperança aos empreendedores e busca impulsionar os atrativos locais e colocar a cidade na rota do turismo   Repleta de

Empresários encomendam pesquisa sobre o Polo da Praça XV

Realizada  pelo Instituto Rio21, sob encomenda da Sergio Castro Imóveis, Diário do Rio  e do Capitu Bar, pesquisa sobre o Polo da Praça XV revelou

Unyleya oferece bolsas com até 61% de desconto para celebrar o aniversário de Brasília

Ação contempla a doação de cestas básicas para os projetos Educamar e Instituto Doando Vida No próximo dia 21 de abril, Brasília completa 61 anos.

%d blogueiros gostam disto: