De luz apagada e mente aberta para o Meio Ambiente
Geral

De luz apagada e mente aberta para o Meio Ambiente

De luz apagada e mente aberta para o Meio Ambiente

Icônica fachada do Conjunto Nacional será apagada por uma hora para chamar a atenção sobre a importância de cuidar do planeta e usar racionalmente os recursos naturais

No próximo sábado, dia 26 de março, um apagão tomará conta da icônica fachada do shopping Conjunto Nacional, das 20h30 às 21h30. A iniciativa faz parte do movimento Hora do Planeta, que tem como intuito mobilizar a sociedade na conscientização sobre as mudanças climáticas. Por meio de uma campanha interna, o shopping também incentivou os lojistas a abraçarem a ação, desligando a luz de seus letreiros, no mesmo horário.

A ação vai englobar os demais shoppings administrados pela Ancar Ivanhoe, empresa pioneira em shopping centers, empreendedora do Conjunto Nacional, que quer reforçar o comprometimento com o tema e incentivar os consumidores a se engajarem na causa juntos.

“Essa é uma iniciativa muito importante para a companhia e que reflete nosso posicionamento a partir de uma Agenda ESG genuína e que traz valor de fato para o negócio. Desenvolvemos nossas atividades operacionais com a consciência de que nossos shoppings contribuem positivamente para a transformação social. Dessa forma, criamos valor compartilhado e integramos parceiros, clientes e outras empresas na discussão deste tema tão prioritário e urgente” explica Alexandre Santos, Gerente de ESG da Ancar Ivanhoe.

Além de participar da Hora do Planeta, o Conjunto Nacional possui diversas iniciativas que corroboram com a preocupação com os recursos naturais e com o tratamento adequado e controlado de resíduos. O empreendimento deixa de consumir cerca de 8,5 milhões de litros de água por ano, com o reaproveitamento da água proveniente do ar-condicionado, para regar os jardins e as plantas e lavar equipamentos, calçadas, pisos e garagem do shopping, e com a Estação de Reuso de Água, que torna possível o tratamento adequado de água do esgoto, que deixam de ser descartados e são reutilizados nas descargas dos sanitários e mictórios do shopping.

O Conjunto Nacional também investe na reciclagem de resíduos, compensação no impacto ambiental através do investimento da compensação de carbono, lixeiras seletivas, Ecoponto (para recolhimento e destinação correta dos resíduos levados pelos clientes) e compostagem dos resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes. Essas e outras iniciativas do shopping podem ser conhecidas no espaço Plante Esta Ideia, localizado no 2º piso do shopping.

Hora do Planeta – É um movimento mundial, promovido pela WWF, que tem como objetivo conscientizar indivíduos, empresas e poder público a respeito dos desafios socioambientais da atualidade, como a emergência climática e a perda da biodiversidade.

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.